sexta-feira, 29 de junho de 2012

Água







Nesse ultimo final de semana em um momento laiê, limpando minha casa, lembrei-me de um discurso que a muito tempo não conversava ou ouvia sobre, “A falta de  água  no mundo!”. Lembro que durante minha escola fiz milhões de trabalho sobre a escassez de água no mundo e a possibilidade dela acabar um dia.

Em muitos países a água se tornou um bem valioso, o seu custo é altíssimos, e seu desperdício é visto como crime. Eu atê compreendo que isso seja estranho de falar para pessoas que vivem no maior bacia hidrográfica do mundo, mas isso é real.
Fico indignado ao ver os estudantes, principalmente os de universidade, que se dizem “produtores de ciência”, seres “lógicos” e “revolucionários” preferindo lutar pelo direito de usar maconha do que o direito de beber água, e digo direito de beber água, pois, devemos lembrar que por mais que tenhamos consciência da importância da água, existem pessoas que não tem, e pra mim como estudante e cidadão, nosso trabalho é garantir a que todos tenham essa consciência, porém não só consciência, mas a atitude de preservar.

A preocupação sobre a água é igual a corrupção, todo mundo sabe da que existe mas ninguém faz nada. É triste ver o egoísmo que existe na sociedade brasileira, principalmente a de Belém, porque vivemos rodeados de água e temos a capacidade de não da a mínima pra esse bem tão valioso.
Estendendo um pouco além da minha preocupação com a água em especifico, mas com toda a natureza. Estudo no CCSE Centro de ciências sociais e educação, ou seja, um campus só para formação de professores educadores, e é impressionante a falta de respeito e por parte de muitos para com a natureza e o próximo. Nesse campus não existem muitos lugares de lazer, os lugares mais disputados são as malocas (algumas mesas, com uns banquinhos dos lados) durante todo o dia é possível ver lixo jogado pelas laterais dessas malocas, lixos como: resto de cigarro, copo descartável, resto de comida, pacotes de biscoito e etc. para variar existem varias lixeiras em boas condições, com sacolas plásticas para não deixar cair os lixos, todas próximas da malocas, nessas horas me pergunto “o que custa levar seu lixo para a lixeira?” “ que tipo de educadores estamos formando?”

Para mim não adianta nada você ter um excelente discurso, se não o colocar em prática, de nada vale, a ideia tem que estar vinculada com a atitude, um dos pensadores preferidos de muito pseudo - revolucionário é Karl Marx, muito desses revoltadinhos tentam levar as ideias de Marx adiante, mas ninguém consegue, por que ideia e atitude desses acéfalos estão desvinculadas, pois quando tem atitude não tem ideia, e quando tem ideia não tem atitude, assim, nessa caminhada ficamos parados no tempo.

A universidade esta cheia de crianças que pensam ser adultos, que ligam apenas para o dinheiro que vão ganha quando receberem o certificado, a preocupação com o outro ou com a natureza é inexistente. A falta de comprometimento com o conhecimento, e com aquilo que produzido é enorme, sem contar que muitas pessoas veem a natureza como deus, e nos como bons etnocêntricos que somos não damos a mínima para essas pessoas.

Acredito em um mundo melhor, acredito em uma revolução. Uma revolução que se inicia na consciência, e é refletida nas atitudes, acredito que os pilares fundamentais dessa revolução são: autoconhecimento, amor ao próximo e auto controle.

Naquele final de semana tive uma Crise de consciência, mesmo me preocupando com o meio ambiente, e tomando algumas precauções percebi que tinha um descaso com o meio ambiente em geral e principalmente a água. Não podemos deixar que o descaso continue, nosso trabalho e falar, brigar se necessário mas não podemos deixar a sociedade do jeito que esta, a revolução é pessoal, não podemos deixar para mudar só quando o outro mudar, precisamos dar o primeiro passo em direção de um mundo melhor.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Dama na água



Há muito tempo atrás vi um filme chamado “A Dama na água” um filme dirigido por M. Night Shyamalan, naquele tempo achei o filme muito ruim, mais muito ruim mesmo, algo sem pé nem cabeça, um filme bom para dar um cochilo.

Porém hoje pela manhã ligo o a tv e para minha surpresa estava passando ele. Bem... como hoje não tive aula, resolvi ver o filme para passar o tempo, e para minha surpresa o filme me encantou de uma forma incrível. Lembro-me de escrever um texto sobre momentos únicos, momento esses que só nós podemos entender e viver. Creio que vivi um desses momentos com esse filme.

Sempre fui apaixonado por filmes, eles têm a incrível capacidade de nos arrebatar da frente da tela para uma enorme reflexão sobre nós mesmos e sobre nossas vidas, as vezes necessitamos fugir disso que chamamos de "realidade" para um mundo fictício que só o filme pode proporcionar.

O filme conta a historia de “Cleveland Heep (Paul Giamatti) é um homem triste, que vive solitário. Até que, em uma noite qualquer, acontece algo que muda drasticamente sua vida. Ele encontra em seu prédio uma outra pessoa que tenta se esconder dos demais, uma jovem misteriosa chamada Story (Bryce Dallas Howard), que mora entre as passagens sob a piscina. Surpreso, Cleveland descobre que Story é uma "narf", uma espécie de ninfa das histórias infantis, e que ela é perseguida por criaturas malignas, que desejam impedir que ela retorne ao seu mundo de origem. Além disto Story possui poderes de percepção, que a permite ver qual será o destino dos moradores do prédio de Cleveland. Juntos, Cleveland e os moradores de seu prédio, se unem para encontrar um meio que permita Story a retornar ao seu mundo.” Retirado de adorocinema

Durante todo o filme Cleveland tenta encontrar seu papel para ajudar Story, mas sempre sem sucesso, apenas no final do filme que ele descobre qual a sua real função nesse drama, e para a ironia do destino ele nega seu papel, acho engraçado que isso acontece muito com todos nós, buscamos a vida toda nossos talentos, e as vezes eles estão na nossa cara e não o utilizamos por medo.

Um dos momentos mais bonitos do filme pra mim é uma cena em especial quando Story conversa com o “escolhido” (o diretor do filme) acerca sobre seu futuro, o escolhido era um escritor desconhecido, que a muito tempo não escrevia nada, porém Story havia afirmado que seus escritos iriam trazer uma revolução para a sociedade. Nesse momento o escolhido se questiona sobre como seus escritos podem gerar tal mudança e Story responde “o homem pensa que está só neste mundo. Não está. Todos estão conectados.”.

É interessante essa resposta, pois sempre acreditei que todas nossas ações de alguma forma modificam nossa realidade para melhor ou para pior, mas toda vez que agimos nosso futuro muda, a futuro não é certo, não sabemos o que vai acontecer no amanhã, mas uma coisa é certa aquilo que fazemos hoje vai repercutir no amanhã, e tudo que fazemos não atinge só a nós, mas atinge todo o mundo.

Então querido leitor pense bem, você não é apenas mais um no mundo, você é UM no mundo, único, com habilidades únicas, pois eu tenho certeza que elas são suficientes para mudar a sua vida e a de toda a humanidade, todas suas atitudes modificam a sociedade, não deixe sua vida passar diante seus olhos, a mudança no mundo acontece primeiramente dentro de você.


sábado, 12 de maio de 2012

Vivendo e aprendendo


Vivendo e aprendendo, esse, acredito ser um dos ditados mais falado no mundo. O poder do saber empírico me impressiona muito, mas pra que diabos comecei meu texto assim, pois bem vou contar uma historia.

Minha mãe viajou e vai demorar a voltar, e nesse meio tempo, meu pai parou de fazer comida, e por consequência eu iniciei meu regime. Imagino que algumas pessoas devem estar pensando “nossa um garoto dessa idade que não sabe fazer nada”, já em resposta a essas pessoas, não é que eu não saiba fazer nada, é que eu sou muito ruim na cozinha, sério sou muito ruim mesmo, mas ruim mesmo. Eu sei fazer algumas coisas, mas é o básico do básico.

Por exemplo, meu irmão é muito bom na cozinha. De coisas simples ele faz pratos que nunca vi na vida, até a farofa dele é diferente. E toda vez que eu ia ajudar ele na cozinha, alguma coisa dava errada, a farofa queimava, o bolo solava, a carne tostava enfim tudo que e desgraça acontecia na cozinha comigo lá dentro.
Enfim... Em uma manhã muito especial na qual não tive aula, acordei todo feliz, tomei meu café maravilhosamente bem, mas as horas foram passando e o meio dia chegando, quando dei conta a fome já possuía meu corpo.  Fui para a cozinha ver o que tinha para comer, felizmente havia alguns pratos pronto, só era preciso esquenta, porém, minha psique, para minha felicidade, resolveu me dar uma maravilhosa ideia, dizia ela: “porque não experimentar algo novo, pequeno gafanhoto”, eu como uma pessoa extremamente influenciada, aceitei! e sem lutar.

Pensando no que poderia fazer de diferente com aquela comida, percebi uma coisa muito interessante, como a universidade nos ensina muitas coisas além daquelas ensinadas na sala de aula, nesse caso alimentício, agradeço ao R.U por ensinar tantos pratos diferentes que podemos fazer com picadinho.

O importante em tudo isso é que naquele dia estava inspirado, o sangue gastronômico do meu irmão pulsavam nas minhas veias. Pensei, será que é hoje que minhas habilidades na cozinha iram se revelar? E como o pequeno Ratatouille, aventurei-me nos mais variados temperos, e possibilidades alimentícias, no meu caso coloquei orégano em tudo, “dica do dia: orégano é bom em tudo, simplesmente em tudo!!! OUVIU!!!!”.

No final, sentando de frente para minha obra prima, preste a saborear meu primeiro trabalho original, sem a supervisão do meu mestre, meu irmão. Foi que finalmente alimentei-me daquele manjar, que até agora não sei realmente o que era. O importante e para minha surpresa estava bom. Comi tudo com muito gosto e felicidade.

Após a refeição, satisfeito, refleti sobre o recente acontecimento, pensei: se não tivesse tentado cozinhar algo novo não teria comido aquela deliciosa comida, e também não teria descoberto a possibilidade de não ser tão ruim na cozinha como imaginava, as vezes por medo não arriscamos tentar algo novo, nos acostumamos com a rotina, e deixamos de avançar, paramos no tempo. O medo nos impede de avançar e de descobrir nossas reais habilidades. O mundo esta ai, cheio de possibilidades e aventuras, basta você querer se aventurar nele.

Para concluir esse pequeno texto, digo: As vezes o mundo nos revela grandes surpresas, coisas inesperáveis, digo isso por que aconteceu comigo, pois, além de descobrir um prato novo, descobri também um poderoso laxante.   

sábado, 5 de maio de 2012

Love Me Or Not ♪


Cansado de escuta as mesmas musicas, meu irmão foi embora e ninguém enche a minha paciência para ouvir uma musica marota. Enfim... fui procurar algo novo para ouvir, afinal de contas nada melhor do que ter uma boa playlist, quando se é obrigado a fazer longas viagens de ônibus, para não ficar sendo forçado a ouvir musicas ruins, com a qualidade sonoras piores ainda, no caso de Belém tecnobrega e músicas evangélicas. Sério, acho que alguém tinha que dizer para aqueles cidadãos que o som do celular deles não é legal.

Enfim... em uma brincadeira de ver o primeiro vídeo da sugestão do Youtube encontrei um tal de Dub FX. Ele é um artista de rua, que apenas com sua voz e um monte de pedaleiras, fica sampleando sua voz na hora, bem ali, na praça mesmo.

E incrível os arranjos que esse cara faz, sem contar nas suas letras que fazem o maior sentido, pelo menos pra mim.

Bem... minhas viajem para minha casa estão garantidas por enquanto, vou deixar ai duas musicas dele para vocês


Essa foi a primeira musica que ouvi dele




mas essa é a que eu mais gosto.





Love Me Or Not

You could love me or not
But either way i've got to
Wake up to face another day tomorrow morning
You could love me or not
But either way i've got the sunrise looking in my eyes
And i know i could love you or not
But either way you've got to
Wake up to face another day tomorrow morning

I'm not getting used to my new solitude
I've still got a photo in my wallet of you
I've got to stop my self
From picking up the phone and just calling you
I've got to keep my emotions together and forever
So don't be afraid
I can't erase memories with the actions i seize
And i can not erase your smiles and your eyes
With your hair in the breeze
And the only way for me to move on
Is to write it in a song that life goes on
And i'm kicked off this earth
With no one to hold its getting cold and my chest hurts
You could love me or not
What will the world bring?

You've got to be strong
Your story goes on and on
Even though our page is gone
Cos theirs a world out there
And even though it aint fair
You've got to not be scared cos i swear
I'll always be true to you
Forgetting your smiles and eyes i could never do
Your love is skin deep with me
You could never be replaced
Even though you know my heart is free
Don't be afraid...."

Me Ame Ou Não

Você poderia me amar ou não
Mas de qualquer forma eu tenho que
Acordar para enfrentar mais um dia amanhã
Você poderia me amar ou não
Mas de qualquer forma eu tenho o nascer do sol olhando nos meus olhos
E eu sei que eu poderia te amar ou não
Mas de qualquer forma você tem que
Acordar para enfrentar mais um dia amanhã

Eu não estou me acostumando com a minha nova solidão
Ainda tenho uma foto sua na minha carteira
Eu tenho que parar
De pegar o telefone e só te ligar
Eu tenho que manter minhas emoções juntos e para sempre
Então não tenha medo
Eu não posso apagar as memórias com as ações que escolho
E eu não posso apagar seus sorrisos e seus olhos
Com seu cabelo ao vento
E a única maneira para eu seguir em frente
É a escrever em uma canção que a vida continua
E que eu sou expulso desta terra
Sem ninguém para segurar esta ficando frio e meu peito dói
Você poderia me amar ou não
O que o mundo vai trazer?

Você tem que ser forte
Sua história irá para frente sem parar
Mesmo que nossa página acabe
Por causa deles a um mundo lá fora
E mesmo que isso não seja justo
Você não tem que ter medo porque eu juro
Eu sempre serei sincero com você
Esquecer seu sorriso e seu olhar é uma coisa que nunca conseguirei fazer
Seu amor me contaminou
Você nunca poderia ser substituído
Apesar de tudo você sabe meu coração esta livre
Não tenha medo ...."

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O que falar sobre o amor?


O que falar sobre o amor?

Sobre ele não posso dizer nada, porque ele é inexplicável, tenho pena dos homens que um dia tentaram dizer o que ele é.

Amor não se explica, amor se sente, não olha para a aparência, mas sente com a alma.

Falando nisso coitados daqueles que ama com os olhos, pois esses nunca amaram de verdade, o interesse não faz parte do amor. Tenho certeza que um dia o amor virá para eles, e quando esse dia chegar não sei se suportarão a difícil tarefa que é amar.

O amor humano nunca será perfeito, ele é frágil, delicado, e mesmo assim tudo pode suporta. Ele é ciumento, pois o ciúme faz parte de ser humano, porém, ele também é confiança, e se você um dia amar de verdade a confiança será superior ao ciúme.

Amor é sofrer sem razão, é amar o sofrimento, e como é bom sofrer por alguém que se ama. Você sente raiva de si mesmo por gostar tanto de uma única pessoa, até mesmo quando essa pessoa faz um monte de coisa que você não gosta e a única coisa que vem na mente é “DROGGAAA pq tenho que gostar tanto dessa pessoa”

O amor aprende a aceitar o defeito do outro, e também a não aceitar tudo que o outro faz. Amor que é amor cresce junto, aprende a mudar, aprende a conviver, deixa de fazer coisas só para agradar quem ama. Se você nunca deixou de fazer algo por alguém, sinto em dizer: nunca amou.

O amor quando vem, estraga as nossas melhores músicas e os locais mais belos, pois o amor tem a incrível capacidade de ativa á saudade, e com ela todas as melhores memorias. Essas memorias vêm com os mais complexos e contraditórios sentimentos, que te fazem parar e olhar para o nada, buscando a resposta para tal sentimento. O amor te faz mergulha no mais profundo silencio da alma. Querido leitor mesmo com todas as incertezas que é amar, jamais deixe escapa a pessoa que você ama, pois esse tipo de ferida nunca cicatriza.

O amor é brega pra quem vê, mas é a mais perfeita arte pra quem sente;
Amor é se ajoelhar nos pés de quem se ama no meio de uma multidão;
O amor destrói os fortes, e da coragem aos fracos;
O amor é a força mais forte que existe dentro do homem, e a única força que pode mudar o mundo.
Mas fique atento o amor surge dos lugares mais inesperados, das atitudes mais impensáveis, de um simples abraço que pode curar todos os males.
O amor não se explica por que ele não tem logica;
Não tem o que se dizer, apenas tem que se viver.
Por isso de tudo que falei aqui nada disso é o amor, pois só se pode entende o amor aquele que deu tudo que tinha pela pessoa que ama.




-------------------------------------------------------------------------------

"O amor não é de palavrinhas ridículas.
O amor é de grandes atitudes.
O amor é sobre aviões levando faixas sobre estádios.
Propostas em telões. Palavras gigantes escritas no céu.
O amor é ir mais além, mesmo que doa, deixando tudo para trás.
Amor é encontrar uma coragem dentro de si mesmo que você nem sabia que tinha."
(ABC do amor)

-------------------------------------------------------------------------------

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Soneto 11- Luiz Vaz de Camões


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Orgulho!

O orgulho as vezes nos cega. A posição social que nós temos inflama nosso ego, e não vemos mais nada além daquilo que queremos. Quando temos o poder nas mãos, não queremos perde-lo de jeito nenhum.

O grande problema é quando alguma coisa ameaça esse poder, entramos em crise, e tentamos protege-lo de todas as formas, usando até mesmo da violência para protegê-lo. 

O orgulho assim com a raiva são emoções, emoções ruins que não deixam ver a realidade que às vezes é tão óbvia. “O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios.” Santo Agostinho

Em uma discursão (logico, para mim discursão não é briga, é troca de ideias) devemos em conjunto buscar um consenso, onde todos devem dar argumentos validos para embasar suas afirmações, como dizia Charles Chaplin “Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas”.

Acredito que ninguém está acima de ninguém, todos são iguais, a única coisa que diferencia uma pessoa da outra são suas funções na sociedade, mas até mesmo essas funções são de igual importância. Lembrando que para qualquer organização dar certo todos devem ser tratados de forma igual, e tendo o direito de falar seu ponto de vista acerca das coisas. Já escrevi sobre isso no texto profissões.

“Onde não há igualdade, a amizade não perdura.” Platão. A igualdade deveria ser uma necessidade do ser humano, porém para isso acontecer devemos deixar o orgulho de lado, e tentar entender o outro e respeita-lo. “A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.” Paulo Freire.

Ninguém deveria se achar superior ou dono de outra pessoa, pois ninguém é. Devemos lutar contra toda e qualquer forma de desigualdade, não podemos nos calar perante o erro  "Para que o mal triunfe, é apenas necessário que os bons não façam nada." Edmund Burke

Devemos nos corrigir sempre. Ninguém é perfeito, estamos em constante aprendizado, “Não há vida sem correção, sem retificação”. Paulo Freire

“Mudar é difícil mas é possível” Paulo Freire


Para finalizar deixo dois pensamentos pra a reflexão.

“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.”
Paulo Freire

“Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.”
Carl Jung