quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Liberdade
O ser humano sempre buscou sua liberdade, mesmo que por muitas vezes tenhamos medo de ser livres. Esse é um dos motivos que muitos prendem-se à uma vida rotineira para ter de certa forma uma “segurança” no futuro, esse medo de encontrar os verdadeiros limites de suas ações é onde a cabeça do muito humanos se perturba.
O medo de encontrar se com a verdade causa muito pânico ao
ser, por esse motivo é muito comum ouvir das pessoas dizendo que “não sou capaz
de fazer isso”, o ser humano necessita estar preso a sua programação de vida medíocre,
pois tem medo de se arriscar, a vida foi feita pra quem tem coragem de viver.
Infelizmente existem muitos jovens que tem muita raiva do
tão famoso padrão social que impede a liberdade. Hoje, muitos jovens sonham em
crescer e ter a famosa liberdade que tanto anseiam, no entanto, nessa busca desenfreada
pela liberdade, muitas pessoas, principalmente jovens mergulham se nos seus
desejos, acreditando que esse é a única forma de ser livres, fazendo aquilo que
vem na cabeça.
A grande questão nisso tudo é que isso não é liberdade, eles
continuam presos. Presos há seus próprios desejos, e quando o homem percebe que
está preso aos seus desejos, a luta para se libertar é muito difícil.
A liberdade não passa pelo ponto de fazer o que quiser
fazer, porque se isso acontecer viveríamos na barbárie. O homem não tem a
capacidade de viver livre, pois, ele é sujo, preconceituoso, egoísta, arrogante
e tudo que não presta, a historia esta repleta de pensadores que afirmam a
maldade existente dentro do homem, porém acredito em uma mudança, uma mudança
que parte do autoconhecimento.
Quem conhece a si próprio conhece seus limites, e sua
incapacidade de escolha, a pessoa que conhece a si mesmo, sabe seus defeitos e
virtudes, é capaz de dizer não, e de dizer quem é e do que gosta, e esses
limites só vão ser descobertos no momento que você tentar fazer.
As influencias do mundo sempre vão existir, entretanto
aquele que se conhece é capaz de olhar com critica a tudo que lhe é oferecido.
A submissão aos desejos do ser humano sempre irão levar para
a autodestruição, aquele que consegue enxergar primeiramente seus limites é
livre de verdade.
A liberdade passa primeiramente pelo entender que tudo têm
limites, não porque alguém impõe, mas primeiramente porque o próprio ser
entende seus limites.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
O fato
Quando alguém conta a historia da chapeuzinho vermelho, pode-se ouvir várias formas de contar a historia. A chapeuzinho pode ser descuidada, a mãe da chapeuzinho pode ser vista
como inconsequente por manda sua filha sozinha na casa da vovó, enfim, as leituras de uma mesma história podem ser infinitas.
Tudo é interpretação. O fato pode ser visto por vários ângulos, e ele sempre vai será lido por alguém que tem interesses, convicções, ideias e sentimentos ou seja, subjetividade. O grande problema de tudo isso é o juízo que fazemos ao ler os fatos.
A Internet e a TV definitivamente são nossas maiores fontes de informação. Isso aparentemente não é um problema, mas pode ser, principalmente quando esses meios não estão preocupados em contar a verdade, mas sim em se utilizar dos fatos em prol dos seus interesses. Meu medo está em saber que por vezes as mídias usam quem elas querem para conquistar seus objetivos. E todos os dias nós replicamos no Facebook e em nossas redes sociais sem algum critério as imagens e os decretos da mídia. Sim, decretos, pois antes de um julgamento, pessoas são taxadas de racistas, ladras e corruptas, quando na manipulação dos fatos está interessada em audiência.
Acredito que antes de compartilhar qualquer coisa, devemos, no mínimo, ver se o que compartilhamos é verdade, pois acredite muita gente já pagou o que não devia nessas brincadeiras.
Então tenha um pouco mais de senso critico antes de compartilhar algumas coisas no facebook, ou ver alguma coisa na TV, lembre-se uma historia sempre é contada por alguém.
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Tempos de mudança
O tempo passa rápido e quando você para e olha, já era, Passou! Nós só temos uma chance, uma chance de fazer valer a pena, o ontem já passou, não tem como voltar atrás, então o que você vai fazer?
A gente desperdiça nossas vidas correndo atrás de sonhos utópicos, correndo atrás de coisa que nem sempre queremos de verdade. Perdemos tempo com depressões infundadas e sem motivos, reclamamos da vida e de tudo, mas infelizmente ficamos apenas nas reclamações, não fazemos nada para mudar nossas situações.
Tentamos imitar a vida dos outros, até mesmo em seus defeitos, somos incapazes de admitir a força que temos. Sempre achamos desculpas para não fazer as coisas dizendo coisas do tipo “não vai dar tempo” “não tenho capacidade”, nós temos capacidade pra fazer tudo que queremos, entretanto temos preguiça de fazer.
Estamos vivendo um período importante, período de eleição, e o que eu mais ouço na rua são coisa do tipo “ a política que se instalou não se pode mudar” “Rangel desisti... você não vai mudar nada” “rouba, mas faz” “o que podemos fazer ?”. Eu digo que podemos fazer tudo, chegou a hora de se informar, e informa os outros, é hora de falar sobre isso, agora é hora de debater.
Estou cansado de ver candidatos que são radialistas hipócritas, apresentadoras narcisistas de beleza duvidosa de programas locais, jogadores de futebol falidos e de cantores de tecnobrega ditos “bonitinhos”, estou cansado de escória nos representando, vivemos um momento único. Naquele dia vamos decidir os próximos 4 anos da nossa cidade.Esse é o período onde varias carretas de aterro vão infestar os bairros, comprando voto da população mais necessitada, amigos é a hora de falar de inflamar nossos discursos contra essa merda que acontece na politica de Belém.
Podem ate dizer que “uma andorinha só não faz verão”, mas respondo “já é um começo”, se continuarmos com essa mentalidade de fracassado nunca mudaremos nada, diga NÃO A ESSA MERDA DE POLÍTICA.
Não podemos ser pacíficos, não podemos perder tempo discutindo nas redes sociais por que a merda do técnico da seleção brasileira fez o que fez, não podemos mais perder tempo com discussões bestas de novelas.
Enquanto você bebe e vai pra farra, alguns caras roubam tudo o que você investiu na sua própria cidade através dos impostos. O que era pra ser investido em educação, saúde e saneamento básico é desviado para o bolso de alguns espertalhões hipócritas.
Depois reclamamos da violência na cidade, o dinheiro que era para ser investido na educação vira jet-ski e lanchas. Essa impunidade que gira entorno dos políticos é revoltante, nós não devíamos ter medo de enfrentar o governo, eles deviam ter medo de nós, afinal de conta nós pagamos o salário deles.
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Falamansa - Ver pra Crer
Toda essa cobiça não quero mais
Um só copo d'água me satisfaz
Tô ouvindo bem mais meu interior!
Se ela ainda me quer, já não quero mais
Só que no outro dia eu volto atrás
Na verdade, o que eu quero
É um pouco de paz
Se eles rezam muito
Eu falo demais
Mas é porque eu sei que sou capaz
O que eu peço é justiça e nada mais`
É ver pra crer
Passou a mão e ninguém viu
Pegou o dinheiro do povo e depois sumiu
Tá tudo errado, tá tudo errado
Eu não pedi esmola
Pedi casa pra morar
Dignidade e escola
Água
Nesse ultimo final de semana em um momento laiê, limpando minha casa, lembrei-me de um discurso que a muito tempo não conversava ou ouvia sobre, “A falta de água no mundo!”. Lembro que durante minha escola fiz milhões de trabalho sobre a escassez de água no mundo e a possibilidade dela acabar um dia.
Em muitos países a água se tornou um bem valioso, o seu custo é altíssimos, e seu desperdício é visto como crime. Eu atê compreendo que isso seja estranho de falar para pessoas que vivem no maior bacia hidrográfica do mundo, mas isso é real.
Fico indignado ao ver os estudantes, principalmente os de universidade, que se dizem “produtores de ciência”, seres “lógicos” e “revolucionários” preferindo lutar pelo direito de usar maconha do que o direito de beber água, e digo direito de beber água, pois, devemos lembrar que por mais que tenhamos consciência da importância da água, existem pessoas que não tem, e pra mim como estudante e cidadão, nosso trabalho é garantir a que todos tenham essa consciência, porém não só consciência, mas a atitude de preservar.
A preocupação sobre a água é igual a corrupção, todo mundo sabe da que existe mas ninguém faz nada. É triste ver o egoísmo que existe na sociedade brasileira, principalmente a de Belém, porque vivemos rodeados de água e temos a capacidade de não da a mínima pra esse bem tão valioso.
Estendendo um pouco além da minha preocupação com a água em especifico, mas com toda a natureza. Estudo no CCSE Centro de ciências sociais e educação, ou seja, um campus só para formação de professores educadores, e é impressionante a falta de respeito e por parte de muitos para com a natureza e o próximo. Nesse campus não existem muitos lugares de lazer, os lugares mais disputados são as malocas (algumas mesas, com uns banquinhos dos lados) durante todo o dia é possível ver lixo jogado pelas laterais dessas malocas, lixos como: resto de cigarro, copo descartável, resto de comida, pacotes de biscoito e etc. para variar existem varias lixeiras em boas condições, com sacolas plásticas para não deixar cair os lixos, todas próximas da malocas, nessas horas me pergunto “o que custa levar seu lixo para a lixeira?” “ que tipo de educadores estamos formando?”
Para mim não adianta nada você ter um excelente discurso, se não o colocar em prática, de nada vale, a ideia tem que estar vinculada com a atitude, um dos pensadores preferidos de muito pseudo - revolucionário é Karl Marx, muito desses revoltadinhos tentam levar as ideias de Marx adiante, mas ninguém consegue, por que ideia e atitude desses acéfalos estão desvinculadas, pois quando tem atitude não tem ideia, e quando tem ideia não tem atitude, assim, nessa caminhada ficamos parados no tempo.
A universidade esta cheia de crianças que pensam ser adultos, que ligam apenas para o dinheiro que vão ganha quando receberem o certificado, a preocupação com o outro ou com a natureza é inexistente. A falta de comprometimento com o conhecimento, e com aquilo que produzido é enorme, sem contar que muitas pessoas veem a natureza como deus, e nos como bons etnocêntricos que somos não damos a mínima para essas pessoas.
Acredito em um mundo melhor, acredito em uma revolução. Uma revolução que se inicia na consciência, e é refletida nas atitudes, acredito que os pilares fundamentais dessa revolução são: autoconhecimento, amor ao próximo e auto controle.
Naquele final de semana tive uma Crise de consciência, mesmo me preocupando com o meio ambiente, e tomando algumas precauções percebi que tinha um descaso com o meio ambiente em geral e principalmente a água. Não podemos deixar que o descaso continue, nosso trabalho e falar, brigar se necessário mas não podemos deixar a sociedade do jeito que esta, a revolução é pessoal, não podemos deixar para mudar só quando o outro mudar, precisamos dar o primeiro passo em direção de um mundo melhor.
quinta-feira, 7 de junho de 2012
A Dama na água
Há muito tempo atrás vi um filme chamado “A Dama na água” um filme dirigido por M. Night Shyamalan, naquele tempo achei o filme muito ruim, mais muito ruim mesmo, algo sem pé nem cabeça, um filme bom para dar um cochilo.
Porém hoje pela manhã ligo o a tv e para minha surpresa estava passando ele. Bem... como hoje não tive aula, resolvi ver o filme para passar o tempo, e para minha surpresa o filme me encantou de uma forma incrível. Lembro-me de escrever um texto sobre momentos únicos, momento esses que só nós podemos entender e viver. Creio que vivi um desses momentos com esse filme.
Sempre fui apaixonado por filmes, eles têm a incrível capacidade de nos arrebatar da frente da tela para uma enorme reflexão sobre nós mesmos e sobre nossas vidas, as vezes necessitamos fugir disso que chamamos de "realidade" para um mundo fictício que só o filme pode proporcionar.
O filme conta a historia de “Cleveland Heep (Paul Giamatti) é um homem triste, que vive solitário. Até que, em uma noite qualquer, acontece algo que muda drasticamente sua vida. Ele encontra em seu prédio uma outra pessoa que tenta se esconder dos demais, uma jovem misteriosa chamada Story (Bryce Dallas Howard), que mora entre as passagens sob a piscina. Surpreso, Cleveland descobre que Story é uma "narf", uma espécie de ninfa das histórias infantis, e que ela é perseguida por criaturas malignas, que desejam impedir que ela retorne ao seu mundo de origem. Além disto Story possui poderes de percepção, que a permite ver qual será o destino dos moradores do prédio de Cleveland. Juntos, Cleveland e os moradores de seu prédio, se unem para encontrar um meio que permita Story a retornar ao seu mundo.” Retirado de adorocinema
Durante todo o filme Cleveland tenta encontrar seu papel para ajudar Story, mas sempre sem sucesso, apenas no final do filme que ele descobre qual a sua real função nesse drama, e para a ironia do destino ele nega seu papel, acho engraçado que isso acontece muito com todos nós, buscamos a vida toda nossos talentos, e as vezes eles estão na nossa cara e não o utilizamos por medo.
Um dos momentos mais bonitos do filme pra mim é uma cena em especial quando Story conversa com o “escolhido” (o diretor do filme) acerca sobre seu futuro, o escolhido era um escritor desconhecido, que a muito tempo não escrevia nada, porém Story havia afirmado que seus escritos iriam trazer uma revolução para a sociedade. Nesse momento o escolhido se questiona sobre como seus escritos podem gerar tal mudança e Story responde “o homem pensa que está só neste mundo. Não está. Todos estão conectados.”.
É interessante essa resposta, pois sempre acreditei que todas nossas ações de alguma forma modificam nossa realidade para melhor ou para pior, mas toda vez que agimos nosso futuro muda, a futuro não é certo, não sabemos o que vai acontecer no amanhã, mas uma coisa é certa aquilo que fazemos hoje vai repercutir no amanhã, e tudo que fazemos não atinge só a nós, mas atinge todo o mundo.
Então querido leitor pense bem, você não é apenas mais um no mundo, você é UM no mundo, único, com habilidades únicas, pois eu tenho certeza que elas são suficientes para mudar a sua vida e a de toda a humanidade, todas suas atitudes modificam a sociedade, não deixe sua vida passar diante seus olhos, a mudança no mundo acontece primeiramente dentro de você.
Assinar:
Postagens (Atom)


