terça-feira, 13 de agosto de 2013

As Vantagens de Ser Invisível




Depois de um século sem escrever nada melhor para me inspirar do que um filme. Ainda mais um filme que consegue me fazer lembra, com muita propriedade de uma parte muito especial da minha vida: a adolescência. Sem duvida nenhuma essa é uma das fazes mais complicadas da vida, afinal é a fase dos extremos, a fase onde tudo é vida ou morte.
Nessa temática o filme “As Vantagens de Ser Invisível” dirigido Stephen Chbosky, que é uma adaptação de um livro do próprio diretor, conta a historia Charlie Charlie (Logan Lerman) que foi transferido no primeiro ano do ensino médio para uma nova escola. Com um passado um pouco conturbado ele nunca conseguiu se adaptar muito bem com as pessoas. Entretanto ele conhece um grupo de garotos que o aceita com todas as suas peculiaridades, entre eles estão Patrick (Ezra Miller) um jovem incrível, aquela pessoa que todos querem andar no recreio e Sam (Emma Watson) uma garota que tem vergonha de seu passado.
Aparentemente As Vantagens de Ser Invisível seria mais um filmezinho de drama de adolescentes, no entanto o filme traz uma peculiaridade muito interessante que o faz ser diferente dos demais clichês como: Crepúsculo, Um amor para recorda e outras porcarias que se intitulam de romances. Talvez o fato de o diretor conseguir se aproximar tão intimamente do universo adolescente, faz desse filme algo muito especial. Essa fase extremamente difícil é facilmente alvo de clichês, mas de certa forma o autor fala com tanta propriedade dos dramas e sensações dos personagens no decorrer do filme - quem sabe ele consegue essa proeza pelo fato do filme ser adaptação do seu próprio livro – que a narrativa torna-se interessante do começo ao fim.



O filme contém cenas incríveis, como por exemplo, a cenas que Charlie escreve cartas para seu amigo, que ao meu ver contém um profunda aproximação com a realidade,  outra cena que particularmente achei incrível é a em Sam em pé no carro ao som de Heroes de David Bowie, essa sem dúvida já entrou para a galeria das melhores cenas de filme. A ideia da possibilidade de sermos especiais é incrível mesmo sendo apenas por uma momento, como diz  David Bowie “Nós podemos ser heróis Só por um dia Nós podemos ser heróis” é o suficiente para mudar nossas vidas


Terminei de ver o filme umas 2:30 da manhã, e nenhum momento consegui perder a concentração ou da aquela bocejada, muito pelo contrario no final do filme surge aquela sensação boa que só os filmes de romance conseguem fazer. Por isso, afirmo sem duvida nenhuma que esse foi um dos melhores filmes românticos que já vi.

Então fica a dica para quem procura um bom romance. Aconselho ver o filme sozinho para assim se desprender um pouco da razão e lembrar da adolescência, quem sabe hoje seja possível olhar para traz e veja o quanto infantil nós éramos naquela época, e a quantidade de drama que fazíamos por pouca coisa, mas sem duvida nenhuma naquela época todo aquele sentimentalismos e dramas exacerbados eram mais que necessário para fazer dessa época única e incrível.


"Eu sei que tudo isso serão apenas histórias algum dia. E nossas fotos se tornarão velhas fotografias. E todos nós nos tornaremos mãe ou pai de alguém. Mas agora, exatamente agora, esses momentos não são histórias. Está acontecendo. Eu posso ver. E nesse momento, eu juro, nós somos infinitos."
As Vantagens de ser Invisível

quarta-feira, 24 de abril de 2013

“O Grande Ditador”


O último discurso
de “O Grande Ditador”
            Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, o gentio... negros... brancos.
            Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.
            O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.  A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
            A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: “Não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.
            Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!
            Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, ms dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de faze-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.
            É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

            Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontrares, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo – um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergue os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

03/04/13


Uns dos maiores males da nossa sociedade são a ansiedade e a necessidade de controlar o futuro. Como consequência disso pensamos e programamos tanto o amanhã, que esquecemos de viver o hoje.

"Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. "
Mateus 6:34

quarta-feira, 27 de março de 2013

Gabriel o pensador - Até quando?


Até Quando?
Gabriel O Pensador

Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!!

A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de Vigário!

A polícia só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que é pra você não ver que o programado é você!
Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!
Escola! Esmola!
Favela, cadeia!
Sem terra, enterra!
Sem renda, se renda! Não! Não!!

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!

Até quando você vai ficar levando porrada,
até quando vai ficar sem fazer nada

quarta-feira, 20 de março de 2013

segunda-feira, 11 de março de 2013

Se dinheiro não existisse?

O que você faria se o dinheiro não existisse? 






sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres


Olhando para as mitologia de diversas religiões é possível ver a grande quantidade de deusas integradas nos sistemas de crenças, normalmente as deusas estavam ligadas a agricultura, fertilidade ou criatividade.

As mulheres pela capacidade de gerar a vida, sempre foram temidas pelos homens, por isso a necessidade de controla-las , afinal que seres são esses capazes de virar as cabeças dos maiores guerreiros, as sereias e ninfas estavam ai para isso.

Sem dúvida nenhuma as mulheres tem algo de sagrado, a tentativa de sufocar as mulheres com tempo foi ignorada por mulheres realmente notáveis.

Mesmo mal tratada, caladas e sufocadas grandes mulheres ergueram-se contra a injustiça de um sistema dominador. Mulheres vocês são dignas de admiração.