quarta-feira, 25 de abril de 2012

O que falar sobre o amor?


O que falar sobre o amor?

Sobre ele não posso dizer nada, porque ele é inexplicável, tenho pena dos homens que um dia tentaram dizer o que ele é.

Amor não se explica, amor se sente, não olha para a aparência, mas sente com a alma.

Falando nisso coitados daqueles que ama com os olhos, pois esses nunca amaram de verdade, o interesse não faz parte do amor. Tenho certeza que um dia o amor virá para eles, e quando esse dia chegar não sei se suportarão a difícil tarefa que é amar.

O amor humano nunca será perfeito, ele é frágil, delicado, e mesmo assim tudo pode suporta. Ele é ciumento, pois o ciúme faz parte de ser humano, porém, ele também é confiança, e se você um dia amar de verdade a confiança será superior ao ciúme.

Amor é sofrer sem razão, é amar o sofrimento, e como é bom sofrer por alguém que se ama. Você sente raiva de si mesmo por gostar tanto de uma única pessoa, até mesmo quando essa pessoa faz um monte de coisa que você não gosta e a única coisa que vem na mente é “DROGGAAA pq tenho que gostar tanto dessa pessoa”

O amor aprende a aceitar o defeito do outro, e também a não aceitar tudo que o outro faz. Amor que é amor cresce junto, aprende a mudar, aprende a conviver, deixa de fazer coisas só para agradar quem ama. Se você nunca deixou de fazer algo por alguém, sinto em dizer: nunca amou.

O amor quando vem, estraga as nossas melhores músicas e os locais mais belos, pois o amor tem a incrível capacidade de ativa á saudade, e com ela todas as melhores memorias. Essas memorias vêm com os mais complexos e contraditórios sentimentos, que te fazem parar e olhar para o nada, buscando a resposta para tal sentimento. O amor te faz mergulha no mais profundo silencio da alma. Querido leitor mesmo com todas as incertezas que é amar, jamais deixe escapa a pessoa que você ama, pois esse tipo de ferida nunca cicatriza.

O amor é brega pra quem vê, mas é a mais perfeita arte pra quem sente;
Amor é se ajoelhar nos pés de quem se ama no meio de uma multidão;
O amor destrói os fortes, e da coragem aos fracos;
O amor é a força mais forte que existe dentro do homem, e a única força que pode mudar o mundo.
Mas fique atento o amor surge dos lugares mais inesperados, das atitudes mais impensáveis, de um simples abraço que pode curar todos os males.
O amor não se explica por que ele não tem logica;
Não tem o que se dizer, apenas tem que se viver.
Por isso de tudo que falei aqui nada disso é o amor, pois só se pode entende o amor aquele que deu tudo que tinha pela pessoa que ama.




-------------------------------------------------------------------------------

"O amor não é de palavrinhas ridículas.
O amor é de grandes atitudes.
O amor é sobre aviões levando faixas sobre estádios.
Propostas em telões. Palavras gigantes escritas no céu.
O amor é ir mais além, mesmo que doa, deixando tudo para trás.
Amor é encontrar uma coragem dentro de si mesmo que você nem sabia que tinha."
(ABC do amor)

-------------------------------------------------------------------------------

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Soneto 11- Luiz Vaz de Camões


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Orgulho!

O orgulho as vezes nos cega. A posição social que nós temos inflama nosso ego, e não vemos mais nada além daquilo que queremos. Quando temos o poder nas mãos, não queremos perde-lo de jeito nenhum.

O grande problema é quando alguma coisa ameaça esse poder, entramos em crise, e tentamos protege-lo de todas as formas, usando até mesmo da violência para protegê-lo. 

O orgulho assim com a raiva são emoções, emoções ruins que não deixam ver a realidade que às vezes é tão óbvia. “O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios.” Santo Agostinho

Em uma discursão (logico, para mim discursão não é briga, é troca de ideias) devemos em conjunto buscar um consenso, onde todos devem dar argumentos validos para embasar suas afirmações, como dizia Charles Chaplin “Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas”.

Acredito que ninguém está acima de ninguém, todos são iguais, a única coisa que diferencia uma pessoa da outra são suas funções na sociedade, mas até mesmo essas funções são de igual importância. Lembrando que para qualquer organização dar certo todos devem ser tratados de forma igual, e tendo o direito de falar seu ponto de vista acerca das coisas. Já escrevi sobre isso no texto profissões.

“Onde não há igualdade, a amizade não perdura.” Platão. A igualdade deveria ser uma necessidade do ser humano, porém para isso acontecer devemos deixar o orgulho de lado, e tentar entender o outro e respeita-lo. “A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.” Paulo Freire.

Ninguém deveria se achar superior ou dono de outra pessoa, pois ninguém é. Devemos lutar contra toda e qualquer forma de desigualdade, não podemos nos calar perante o erro  "Para que o mal triunfe, é apenas necessário que os bons não façam nada." Edmund Burke

Devemos nos corrigir sempre. Ninguém é perfeito, estamos em constante aprendizado, “Não há vida sem correção, sem retificação”. Paulo Freire

“Mudar é difícil mas é possível” Paulo Freire


Para finalizar deixo dois pensamentos pra a reflexão.

“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.”
Paulo Freire

“Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.”
Carl Jung 

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mahatma Gandhi




"O amor é a força mais sutil do mundo."


Mahatma Gandhi

Michael Jackson Man In The Mirror





"No message could have been any clearer
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make the change"

"Nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Olhe para si mesmo e faça a mudança"





quarta-feira, 21 de março de 2012

Quem sou eu?

A ciência por muito tempo tem provocado uma grande ferida na alma do ser humano. Uma ferida que está mostrando seus resultados constantemente, em uma sociedade violenta, sem valores, sem respeito e dignidade, posso até parecer pessimista, mas depois de algumas reflexões pude perceber que no homem nada se salva, tudo esta podre, tudo é decadente.

O que era uma coisa boa no mundo, transformou-se em pura relação de troca, a relação com Deus hoje não passa de um contrato, onde Deus é obrigado a atender aos pedidos dos homens por causa de sua boa conduta. Deus está preso, e a relação entre o homem e Deus e feita por intermédio carcereiro mais conhecido por “Líder religioso”.

Vivemos em um mundo dominado por seres humanos exatamente iguais na sua essência, mas por pequenas diferenças como a pele, os olhos, o cabelo e o gênero é o suficiente para a separação e o surgimento de grupos superiores e inferiores.

O etnocentrismo da ciência se impôs a forma que as religiões viam o mundo, porém, a mesma ciência, não dá, por sua própria natureza, conta de responder todas as questões, que antes eram entendidas pelo ser religioso, e agora o homem se vê perdido em um mundo onde ninguém sabe o motivo de sua existência. Assim a única saída é correr atrás de um futuro utópico, onde o acumulo de riquezas é a única forma de alcançar a felicidade, tornando o outro apenas um obstáculo a ser ultrapassado.   

Quem sou eu? O que realmente eu quero? Acredito que nos últimos anos essas perguntas não tem sido feita por muitas pessoas, pelo contrario, as pessoas se acostumaram a receber respostas prontas, por alguns escritores famosos da internet, porém, existe uma certeza, que logo o vazio vai se instalar nos corações dessas pessoas que não tem o conhecimento de si mesma, e o estrago vai ser cada vez maior.

Assim chego a conclusão de que a única forma de nos tornamos pessoas melhores é entender o que realmente somos? Sem interferências religiosas, ou idealizações que queremos ser, mas apenas quem realmente somos?
Só conhecendo as nossas falhas, podemos corrigi-las, porém,  não devemos fazer o BEM com medo de uma intervenção divina, mas devemos fazer o BEM porque é o certo a fazer!

E o que o bem? No geral o certo e o errado variam de sociedade para sociedade, porém existe um bem supremo que é a preservação da natureza, não esquecendo que o homem é também natureza.
Devemos lutar contra toda violência independente de quem sofra, devemos lutar contra a violência a mulher, homem, animal, meio ambiente, negro, branco e toda e qual quer forma de vida. Devemos respeitar a diferença, étnica, cultural, gênero e religiosa.

Interessante é que de todos esses conflitos, o mais camuflado é a intolerância religiosa, prova disso foi o tabu imposto à religião como um assunto que não se discute, porém, depois de todo esse tempo, sem um dialogo entre as religiões, provocou e tem provocado milhares de mortes, respeitar a diferença religiosa não é acreditar no que o outro acredita, mas é simplesmente entender que o outro vê o mundo de outra forma.

E é aqui que entra a ciência da religião, fazendo parte dessa nova forma de fazer ciência, entendendo que ciência é só mais uma forma de ver a realidade, e que os outros conhecimentos como o saber empírico, o religioso e o artístico são tão importantes e validos como a ciência.  Ser cientista da religião é tentar abraçar todas as formas de diversidades, sem uma imposição da verdade cientifica, mas tentando entender todas as formas de se ver o mundo.

A ciência da religião busca um entender para respeitar. E respeitar a diferença do outro é o único caminho para a paz.

E respeito é algo que esta faltando no mundo   

      

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CRÍTICAS VÁLIDAS


Nos últimos dias Pe lanza levou uma pedrada durante o show em Rio das Ostras. Sim? E dai vou falar de restart no meu blog não pode?



Bem... eu não gosto de restart, nunca gostei e duvido muito se um dia vou gostar, mas enfim, acredito que devemos ter nossas opiniões e defendê-las, porém atitudes como aquelas ultrapassam a linha da racionalidade, pulando direto no extremismo e intolerância.

Será que o gosto musical vale mais que a integridade física? No caso do restart, mesmo que motivo pelo que o pessoa/animal jogou a pedra não tivesse haver com gosto musical, não existe motivo que leva uma pessoa a ferir a outra.

São fatos como esse que me fazem perguntar, o quanto vale a vida?

Será que a gente não consegue viver com ideias diferentes, será que só pelo fato do outro ter uma religião, cor, orientação sexual, gosto musical ou estilo diferente ele é um ser inferior? que egoísmo é esse!

Acredito que podemos sim fazer criticar os gostos, comportamentos e enfim a tudo. Também acredito que politica, religião e futebol podem ser discutidos, porém, para isso acontecer precisamos ter argumentos validos, não simplesmente ser levados pelo emocional, por que quando isso acontece, as pedras chegam até a voar.
As coisas que mais me irritam são atitudes irracionais, são pessoas que fazem coisas sem o mínimo de reflexão ou lógica.

Atitudes como essa (Pedra na cabeça do Pe lanza) mostram a maturidade do povo brasileiro, isso só foi um fato isolado, porém não duvido que existam  outras pessoas com esse mesmo desejo, prova disso foi o Rock in Rio, durante alguns show, latinhas foram jogadas em artistas que não são considerados rock , se uma latinha daquela pega em alguém pode machucar.

O pior de tudo isso é ver nas redes sociais, “pessoas” brincando com o ocorrido.

Então se você quer criticar alguém, ótimo, maravilha, tudo bem, mas, por favor tenha algum argumento válido, não seja simplesmente levado pelas suas emoções, para mim o conhecimento só avança com conflito de ideias opostas, e para você poder defender sua ideia, precisa necessariamente ter argumentos válidos.