quarta-feira, 27 de março de 2013

Gabriel o pensador - Até quando?


Até Quando?
Gabriel O Pensador

Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!!

A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de Vigário!

A polícia só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que é pra você não ver que o programado é você!
Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!
Escola! Esmola!
Favela, cadeia!
Sem terra, enterra!
Sem renda, se renda! Não! Não!!

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!

Até quando você vai ficar levando porrada,
até quando vai ficar sem fazer nada

quarta-feira, 20 de março de 2013

segunda-feira, 11 de março de 2013

Se dinheiro não existisse?

O que você faria se o dinheiro não existisse? 






sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres


Olhando para as mitologia de diversas religiões é possível ver a grande quantidade de deusas integradas nos sistemas de crenças, normalmente as deusas estavam ligadas a agricultura, fertilidade ou criatividade.

As mulheres pela capacidade de gerar a vida, sempre foram temidas pelos homens, por isso a necessidade de controla-las , afinal que seres são esses capazes de virar as cabeças dos maiores guerreiros, as sereias e ninfas estavam ai para isso.

Sem dúvida nenhuma as mulheres tem algo de sagrado, a tentativa de sufocar as mulheres com tempo foi ignorada por mulheres realmente notáveis.

Mesmo mal tratada, caladas e sufocadas grandes mulheres ergueram-se contra a injustiça de um sistema dominador. Mulheres vocês são dignas de admiração.



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ensino Religioso



Alguns recentes fatos (nota: nunca usem o g1 como referencia, só pra mostra que aconteceu mesmo, não precisa ler por que matéria extremamente tendenciosa e manipulada, mas enfim...)
Desconsiderando o que esta escrito nas matérias, mas apenas observando o “fato”, me encho de orgulho dizendo “éééé... o brasil precisa do ensino religioso”.
Nos últimos dias entrei em contato com essas mateiras, ironicamente na mesma semana alguns amigos meus me fizeram a seguinte pergunta “mas Rangel afinal de contas pra que serve Ciências da religião?”, pude felizmente ou não usar esses exemplos para explica como o povo brasileiro ainda é muito imaturo, dizer que não existe preconceito religioso no Brasil é o mesmo que falar que não existe racismo com negros.
Acho que o grande mal do brasileiro é que ele não dá importância para coisas que realmente importa, uma prova disso nas varias que tem é a famosa frase “politica, futebol e religião não se discuti”. Bem, acredito que toda a ação é premeditada por uma ideia seja qual for a atitude, mesmo sendo a mais pequena alguma ideia esta por de traz daquela ação, enfim tal ideia de que política, ou seja, por isso que hoje existe politica corrupta que sempre se reelege, mortes absurdas nos campos de futebol/batalha e por fim um pais que vive em uma guerra religiosa.

São milhões de casos de intolerância religiosa. atualmente vários terreiros de religiões de matrizes africanas são atacadas por grupos extremistas evangélicos, ataques esses que destroem imagens e todo o material litúrgico das casas afros. Sempre tento me colocar no lugar do outro para tentar me aproximar da sensação dele, mesmo sendo impossível sentir por completo, mas nesse caso como sou evangélico, imagino tudo aquilo que considero sagrado destruído, como por exemplo, alguém rasgando a bíblia, para mim isso seria horrível e doloroso. Fazendo essa comparação percebo que tais atitudes dos evangélicos é um extremo absurdo. Acredito que as pessoas precisam colocar-se no lugar uma das outras para tentar entender o que o outro sente, acho que essa é a atitude mais humana que se pode ter.
As práticas de intolerância acontecem em todas as esferas da sociedade, se olharmos para as facebook é possível ver diversas paginas que tiram brincadeiras extremamente ofensivas com evangélicos. Atualmente ser evangélico é sinônimo de ser burro e ladrão, tal pensamento mostra claramente o total desconhecimento que a sociedade atual tem do movimento evangélico. 
Devemos aprender a respeita a visão de mundo do outro, e para isso acontecer devemos aprender o que o outro acredita, entretanto respeitar a diferença religiosa não é acreditar no que o outro acredita, mas é simplesmente entender que o outro vê o mundo de outra forma.
Acredito que quaisquer formas de generalização vão ocorrer problemas, todo pastor é ladrão, todo padre é pedófilo e pai ou mãe de santo é adorador do diabo. Um dia em sala de aula uma professora, na qual tenho muito respeito e admiração, disse “doido tem em toda religião”, é logico que poderemos ver, e vemos,  em todo seguimento religioso loucuras e grandes barbaridades, porém nunca devemos ver tais atitudes como regras gerais.
Para a Brasil dar mais um passo a frente, devemos deixar de lado algumas coisa que são vistas como importantes, para dar valor ao real problema da sociedade, acho que saber quem vai ganhar o bbb, se lyoto vai ganhar a luta, se a sua escola de samba ganhou, se seu time é campeão, se a xuxa pintou o cabelo ou se o Neymar esta se sentindo bem não são coisas de grande importância, pode ate legal saber, mas isso nunca poderá substituir o que realmente importa, a paz e o bem estar da sociedade em geral.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Feliz Pra Cachorro 5 à Seco




Tão raro de se ver, param pra dizer
Para eu ser feliz para lá
Peraí, o que é que há?
Quero ver quem vai me impedir
De sorrir do Pari até o Pará

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Os Miseráveis (1998)


Filme da semana é: Os Miseráveis de 1998, a sexta adaptação do romance de Victor Hugo (ainda tenho que ler o livro), dirigido por Bille August, estrelado por Liam Neeson, Geoffrey Rush, Uma Thurman e Claire Danes.

Para quem gosta de uma boa e complexa historia Os Miseráveis (o filme) é uma boa pedida, pois a historia é extremamente envolvente. Entretanto essa versão não é musical, então se você espera ouvir "I Dreamed a Dream” tire seu cavalinho da chuva, porém mesmo assim o filme não perde seu encanto, nem a seu drama.
O filme te prende com a direção, fotografia e historia. Assistir ele depois do almoço, e eu como um bom paraense sempre durmo depois do almoço, entretanto o filme me prendeu de tal forma que fez meu sono passou completamente, ou seja o filme é bom mesmo.

Como a historia é muito grande e eu estou com preguiça de escrever eu vou copiar de um site
Após cumprir 19 anos de prisão com trabalhos forçados por ter roubado comida, Jean Valjean (Liam Neeson) é acolhido por um gentil bispo (Peter Vaughan), que lhe dá comida e abrigo. Mas havia tanto rancor na sua alma que no meio da noite ele rouba a prataria e agride seu benfeitor, mas quando Valjean é preso pela polícia com toda aquela prata ele é levado até o bispo, que confirma a história de lhe ter dado a prataria e ainda pergunta por qual motivo ele esqueceu os castiçais, que devem valer pelo menos dois mil francos. Este gesto extremamente nobre do religioso devolve a fé que aquele homem amargurado tinha perdido. Após nove anos ele se torna prefeito e principal empresário em uma pequena cidade, mas sua paz acaba quando Javert (Geoffrey Rush), um guarda da prisão que segue a lei inflexivelmente, tem praticamente certeza de que o prefeito é o ex-prisioneiro que nunca se apresentou para cumprir as exigências do livramento condicional. A penalidade para esta falta é prisão perpétua, mas ele não consegue provar que o prefeito e Jean Valjean são a mesma pessoa. Neste meio tempo uma das empregadas de Valjean (que tem uma filha que é cuidada por terceiros) é despedida, se vê obrigada a se prostituir e é presa. Seu ex-patrão descobre o que acontecera, usa sua autoridade para libertá-la e a acolhe em sua casa, pois ela está muito doente. Sentindo que ela pode morrer ele promete cuidar da filha, mas antes de pegar a criança sente-se obrigado a revelar sua identidade para evitar que um prisioneiro, que acreditavam ser ele, não fosse preso no seu lugar. Deste momento em diante Javert volta a perseguí-lo, a mãe da menina morre mas sua filha é resgatada por Valjean, que foge com a menina enquanto é perseguido através dos anos pelo implacável Javert.

(fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-17869/)

Como se pode ver nessa sinopse Jean Valjean é o cara, simplesmente o cara, tirando o início que ele da um soco na cara do bispo e o rouba, o Jean Valjean é perfeito que não faz nada de errado e é bom pra todo mundo, porém mesmo assim ele se da mal várias vezes no filme.

Ao meu ver, o filme retrata uma coisa muito interessante, a luta de um homem arrependido de verdade, a ter uma vida correta. O filme todo é esse confronto entre duas: a força da lei e da sociedade representadas por Javert contra a mudança de um homem representada por Jean Valjean. Eu particularmente acho esse assunto muito atual, pois hoje o discurso é que os homens que cometem crimes não têm direitos, e que merecem morrer, e que pessoas assim não mudam. Essa minha visão pode ser vista como exagero porque no filme Jean Valjean roubou apenas comida e é perseguido pela vida toda, e roubar comida é considerado um crime “pequeno”, porém na época do filme não era.

O filme é repleto de diálogos fascinantes, dentre eles destaco um que acontece aos 25 minutos, entre Jean Valjean e Javert.

Jean Valjean : As pessoas às vezes se mudam para iniciar uma vida nova, você poderá piorar tudo ao se meter em suas vidas privadas.
Javert: um homem honesto não tem medo da verdade, por exemplo: em paris que meu era um ladrão e minha mãe, uma prostituta, se minha mãe ou meu pai viesse aqui para Vigau, eu ia querer que todos soubessem quem eles são.
Jean Valjean : mesmo que estivessem reformados?
Javert: Reforma é uma fantasia mal conceituada, a ciência moderna explica que as pessoas são, de natureza, honesta ou não. Um lobo veste a pele do carneiro, mais continua sendo um lobo.

Atualmente existe uma nova versão desse filme, que tem várias indicações ao osca, essa nova versão tem bastantes atores conhecidos como: Hugh Jackman( Jean Valjean Russell); Crowe (Javert); Anne Hathaway (Fantine); Amanda Seyfried (Cosette) e Helena Bonham Carter (Madame Thénardier)

Para finalizar o ultimo comentário que resume o filme, utilizo a citação que tem na capa do filme “belamente montado, lindamente fotografado e soberbamente interpretado”.