sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Os cristãos encubados - Raphael Marinho - Palavra do leitor


Não sei muito de religião. O que conheço apenas resume-se as que estudei até chegar à minha, e nesse longo percurso que começou no final da infância e teve um aparente fim no início da fase adulta - digo aparente não por não ter convicções, mas por acreditar que até mesmo o acreditar em algo é um processo contínuo de aprendizado e conhecimento- muita coisa conheci e vi vários tipos de crenças e pessoas.

Durante esses anos, conheci vários católicos, evangélicos de diversas denominações, budistas, pessoas das religiões Afro, das religiões ligadas à ayahuasca, todos os tipos de espiritas e até o povo dos ovinis, bom, de fato, eu conheci muita gente, o que me ajudou a construir minha forma de crença.

Mas o que aqui eu não quero, não é perturbar ninguém com o que acredito, quero apenas falar de um movimento que cresce dia após dia, e está ganhando mais adeptos em todas as partes do mundo e em todas as camadas sociais, são eles: os cristãos encubados. Sim parecem dois conceitos que não cabem juntos, e de fato não cabem, mas existem milhares de pessoas no mundo que são assim.

Nesses anos que venho conhecendo religiões, me deparei com alguns exemplares dessa corrente religiosa, no entanto não tinha noção da dimensão de adeptos do cristianismo encubado. Apesar de ser um grupo bem heterogêneo, nesses anos consigo delimitar um certo perfil:

1.     Normalmente estão nas acadêmias espalhados pelas mais diversas áreas do conhecimento;
2.     Eles se dizem ateus e acham isso muito legal, mas normalmente falam como espiritas;
3.     Suas principais formas de manifestação são nas redes socias na internet:

·         Colocam imagens preconceituosas, principalmente as contra Jesus.
·         São os maiores replicador dos jargões, super legais e nada preconceituosos, da Cleycianne.
·  Parecem fazer questão de procurar referências bíblicas que vão contra os paradigmas contemporâneos. Tipo: Sexo? Só depois do casamento; Pecados e coisas do género. O propósito é mostrar a burrice dos cristãos e ficarem indignados com o atraso mental do povo que vai pra igreja.

      4.   As palavras padre, pastor, bispo e quaisquer outras que estejam ligadas à uma ordem eclesiástica sempre estarão seguidas de BABACA, PICARETA e Coisas do gênero.
      5.   Toda referência cristã, que não sejam as emitidas por eles, é alvo das mais duras criticas, afinal um “graças à deus” é uma referência a completa necessidade de um Deus e à impotência humana.
     6.   Em manifestações de liberação da maconha, casamento gay, aborto e as que vão contra o PAPA, eles são os primeiros e ainda levam faixas e pintam a cara.
      7.  Musicas que façam referências às religiões afro são O MÁXIMO.

Existem alguns outros aspectos que, pelo até agora identificado, variam muito de acordo contexto social, político e económico desses fanáticos religiosos. SIM , fanático. Não tenho nada contra as manifestações religiosas, pelo contrário, acho todas muito interessantes, algumas são bem bonitas, mas esses novos formatos de cristãos, os encubados, estão começando a me irritar.

São fanáticos, pois incluem nas suas doutrinas algumas das características mais inconvenientes das várias denominações cristãs.  Eles são barulhentos, falta pouquíssimo pra sair de porta em porta levando a palavra do não cristianismo, já distribuem as “literaturas” só que na internet, são donos da verdade incontestável do universo e a “ciência” é sua principal arma de evangelização.


Bom, ser cristão de fato não é uma coisa fácil, acreditar em Deus, algo superior que vai além de tudo que nossa mente humana possa alcançar é muito difícil. Até entendo, nossos irmãos cristãos encubados, eles não tem culpa de acreditar em Deus, tanto quanto eu, e não conseguirem expressar isso como eu faço.

Talvez seja por isso que eles ficam tão indignados quando alguém consegue declarar em público a não tão simples tarefa de ser cristão. Então você, que ao ler esse texto identificou-se, pode até dizer que não se identifica, que eu vou entender, apenas peço-lhe um pequeno favor: Da pra ser um pouco menos preconceituoso, algumas dessas coisinhas que você coloca no seu Facebook com tanta enfase começa a me incomodar,Ok?

No mais, pode ir seguindo sua vida.
Obrigado e que Deus lhe abençoe,
Raphael Marinho do blog Exercício da cafonice

3 comentários:

  1. Legal Rangel, concordo contigo em parte. Depois agente conversa a outra parte :D

    ResponderExcluir
  2. também concordo em parte, esse texto é do raphael. Agora o blog tem um espaço pra publicar texto de outras pessoas "Palavra do leitor"

    ResponderExcluir