domingo, 6 de janeiro de 2013

Sorvete e Filosofias




Até a algum tempo atrás todas as vezes que eu ia em alguma sorveteria, sempre pedia o mesmo sorvete, mas para minha infelicidade um dia o sorvete que tanto amo não esta bom para colocar na casquinha, e como eu amo casquinha fui obrigado a escolher outro sorvete.

Como não tenho outro sabor preferido, escolhi qualquer um, para minha felicidade, o sabor escolhido era perfeitamente bom, a parti desse dia toda vez que vou na sorveteira sempre escolho um sabor diferente da vez anterior, até hoje já comi vários sabores e todos deliciosos.

Isso me vez pensar, “poxa, depois de tanto tempo comendo o mesmo sorvete, perdi varias oportunidades de comer sabores diferentes”.

A vida assim como a sorveteria nos oferece diversos sabores, cabe a nós escolher que sabor vamos nos deliciar, infelizmente muitas vezes nos prendemos em regras impostas por nós mesmo fazendo com que não aproveitemos a diversidade que a vida nos oferece.

Eu sei que alguns podem pensar “nossa... não quer dizer que só por que eu não escolho um sorvete diferente é que eu não experimento coisas novas”. Verdade, não quer dizer mesmo, entretanto acredito que todos os nossos atos são premeditados a priori por um coisa, que chamarei de “filosofia”, ou seja, toda ação e premeditada por uma filosofia, mesmo que não tenhamos consciência dessa “filosofia”.

Nesse ponto existe uma critica que acho valida, acredito que devemos tentar ter o máximo de consciência possível de nossas filosofias, o autoconhecimento é o primeiro passo para uma liberdade verdadeira, infelizmente, hoje vejo muitas pessoas tomando algumas atitudes sem um mínimo de reflexão e seguindo ideias aleatórias sem a menor consciência das mesmas.

Isso não se restringe a experimentar coisas novas, mas a tudo. Como por exemplo: você acredita que tem alma ou espirito? Ou só alma? Ou só espirito? Da onde veio essa ideia? Poque vc acredita nisso? O amor é um sentimento? O que é sentimento? Ou o amor é só reações químicas do seu corpo?

Muitos podem pensar que é inútil ficar questionando tais coisa, no entanto, toda a sua vida é direcionada pelas respostas dessas coisas, qualquer atitude sua é resultado de uma concepção ou filosofia, um simples exemplo, se você acredita na vida pós morte, provavelmente a morte não é uma coisa tão assustadora para você.

Então tire um momento da sua semana para refletir sobre suas filosofias de vida, a autoconsciência nos permite ver nossa vida e atitudes de forma mais critica, acredito que quando tomamos consciência dessas coisa nos tornamos mais racionais e por vez mais humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário