terça-feira, 13 de agosto de 2013

As Vantagens de Ser Invisível




Depois de um século sem escrever nada melhor para me inspirar do que um filme. Ainda mais um filme que consegue me fazer lembra, com muita propriedade de uma parte muito especial da minha vida: a adolescência. Sem duvida nenhuma essa é uma das fazes mais complicadas da vida, afinal é a fase dos extremos, a fase onde tudo é vida ou morte.
Nessa temática o filme “As Vantagens de Ser Invisível” dirigido Stephen Chbosky, que é uma adaptação de um livro do próprio diretor, conta a historia Charlie Charlie (Logan Lerman) que foi transferido no primeiro ano do ensino médio para uma nova escola. Com um passado um pouco conturbado ele nunca conseguiu se adaptar muito bem com as pessoas. Entretanto ele conhece um grupo de garotos que o aceita com todas as suas peculiaridades, entre eles estão Patrick (Ezra Miller) um jovem incrível, aquela pessoa que todos querem andar no recreio e Sam (Emma Watson) uma garota que tem vergonha de seu passado.
Aparentemente As Vantagens de Ser Invisível seria mais um filmezinho de drama de adolescentes, no entanto o filme traz uma peculiaridade muito interessante que o faz ser diferente dos demais clichês como: Crepúsculo, Um amor para recorda e outras porcarias que se intitulam de romances. Talvez o fato de o diretor conseguir se aproximar tão intimamente do universo adolescente, faz desse filme algo muito especial. Essa fase extremamente difícil é facilmente alvo de clichês, mas de certa forma o autor fala com tanta propriedade dos dramas e sensações dos personagens no decorrer do filme - quem sabe ele consegue essa proeza pelo fato do filme ser adaptação do seu próprio livro – que a narrativa torna-se interessante do começo ao fim.



O filme contém cenas incríveis, como por exemplo, a cenas que Charlie escreve cartas para seu amigo, que ao meu ver contém um profunda aproximação com a realidade,  outra cena que particularmente achei incrível é a em Sam em pé no carro ao som de Heroes de David Bowie, essa sem dúvida já entrou para a galeria das melhores cenas de filme. A ideia da possibilidade de sermos especiais é incrível mesmo sendo apenas por uma momento, como diz  David Bowie “Nós podemos ser heróis Só por um dia Nós podemos ser heróis” é o suficiente para mudar nossas vidas


Terminei de ver o filme umas 2:30 da manhã, e nenhum momento consegui perder a concentração ou da aquela bocejada, muito pelo contrario no final do filme surge aquela sensação boa que só os filmes de romance conseguem fazer. Por isso, afirmo sem duvida nenhuma que esse foi um dos melhores filmes românticos que já vi.

Então fica a dica para quem procura um bom romance. Aconselho ver o filme sozinho para assim se desprender um pouco da razão e lembrar da adolescência, quem sabe hoje seja possível olhar para traz e veja o quanto infantil nós éramos naquela época, e a quantidade de drama que fazíamos por pouca coisa, mas sem duvida nenhuma naquela época todo aquele sentimentalismos e dramas exacerbados eram mais que necessário para fazer dessa época única e incrível.


"Eu sei que tudo isso serão apenas histórias algum dia. E nossas fotos se tornarão velhas fotografias. E todos nós nos tornaremos mãe ou pai de alguém. Mas agora, exatamente agora, esses momentos não são histórias. Está acontecendo. Eu posso ver. E nesse momento, eu juro, nós somos infinitos."
As Vantagens de ser Invisível

Nenhum comentário:

Postar um comentário