quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Atitude é tudo


Nosso maior medo

Coach Carter: Treino para a Vida - "Nosso maior medo"





Liberdade




O ser humano sempre buscou sua liberdade, mesmo que por muitas vezes tenhamos medo de ser livres. Esse é um dos motivos que muitos prendem-se à uma vida rotineira para ter de certa forma uma “segurança” no futuro, esse medo de encontrar os verdadeiros limites de suas ações é onde a cabeça do muito humanos se perturba.

O medo de encontrar se com a verdade causa muito pânico ao ser, por esse motivo é muito comum ouvir das pessoas dizendo que “não sou capaz de fazer isso”, o ser humano necessita estar preso a sua programação de vida medíocre, pois tem medo de se arriscar, a vida foi feita pra quem tem coragem de viver.

Infelizmente existem muitos jovens que tem muita raiva do tão famoso padrão social que impede a liberdade. Hoje, muitos jovens sonham em crescer e ter a famosa liberdade que tanto anseiam, no entanto, nessa busca desenfreada pela liberdade, muitas pessoas, principalmente jovens mergulham se nos seus desejos, acreditando que esse é a única forma de ser livres, fazendo aquilo que vem na cabeça.

A grande questão nisso tudo é que isso não é liberdade, eles continuam presos. Presos há seus próprios desejos, e quando o homem percebe que está preso aos seus desejos, a luta para se libertar é muito difícil.
A liberdade não passa pelo ponto de fazer o que quiser fazer, porque se isso acontecer viveríamos na barbárie. O homem não tem a capacidade de viver livre, pois, ele é sujo, preconceituoso, egoísta, arrogante e tudo que não presta, a historia esta repleta de pensadores que afirmam a maldade existente dentro do homem, porém acredito em uma mudança, uma mudança que parte do autoconhecimento.

Quem conhece a si próprio conhece seus limites, e sua incapacidade de escolha, a pessoa que conhece a si mesmo, sabe seus defeitos e virtudes, é capaz de dizer não, e de dizer quem é e do que gosta, e esses limites só vão ser descobertos no momento que você tentar fazer.

As influencias do mundo sempre vão existir, entretanto aquele que se conhece é capaz de olhar com critica a tudo que lhe é oferecido.

A submissão aos desejos do ser humano sempre irão levar para a autodestruição, aquele que consegue enxergar primeiramente seus limites é livre de verdade.

A liberdade passa primeiramente pelo entender que tudo têm limites, não porque alguém impõe, mas primeiramente porque o próprio ser entende seus limites. 


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O fato


Quando alguém conta a historia da chapeuzinho vermelho, pode-se ouvir várias formas de contar a historia. A chapeuzinho pode ser descuidada, a mãe da chapeuzinho pode ser vista
como inconsequente por manda sua filha sozinha na casa da vovó, enfim, as leituras de uma mesma história podem ser infinitas.

Tudo é interpretação. O fato pode ser visto por vários ângulos, e ele sempre vai será lido por alguém que tem interesses, convicções, ideias e sentimentos ou seja, subjetividade. O grande problema de tudo isso é o juízo que fazemos ao ler os fatos.

 A Internet e a TV definitivamente são nossas maiores fontes de informação. Isso aparentemente não é um problema, mas pode ser, principalmente quando esses meios não estão preocupados em contar a verdade, mas sim em se utilizar dos fatos em prol dos seus interesses. Meu medo está em saber que por vezes as mídias usam quem elas querem para conquistar seus objetivos. E todos os dias nós replicamos no Facebook e em nossas redes sociais sem algum critério as imagens e os decretos da mídia. Sim, decretos, pois antes de um julgamento, pessoas são taxadas de racistas, ladras e corruptas, quando na manipulação dos fatos está interessada em audiência.

Acredito que antes de compartilhar qualquer coisa, devemos, no mínimo, ver se o que compartilhamos é verdade, pois acredite muita gente já pagou o que não devia nessas brincadeiras.

Então tenha um pouco mais de senso critico antes de compartilhar algumas coisas no facebook, ou ver alguma coisa na TV, lembre-se uma historia sempre é contada por alguém.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Tempos de mudança


O tempo passa rápido e quando você para e olha, já era, Passou! Nós só temos uma chance, uma chance de fazer valer a pena, o ontem já passou, não tem como voltar atrás, então o que você vai fazer?

A gente desperdiça nossas vidas correndo atrás de sonhos utópicos, correndo atrás de coisa que nem sempre queremos de verdade. Perdemos tempo com depressões infundadas e sem motivos, reclamamos da vida e de tudo, mas infelizmente ficamos apenas nas reclamações, não fazemos nada para mudar nossas situações.

Tentamos imitar a vida dos outros, até mesmo em seus defeitos, somos incapazes de admitir a força que temos. Sempre achamos desculpas para não fazer as coisas dizendo coisas do tipo “não vai dar tempo” “não tenho capacidade”, nós temos capacidade pra fazer tudo que queremos, entretanto temos preguiça de fazer.

Estamos vivendo um período importante, período de eleição, e o que eu mais ouço na rua são coisa do tipo “ a política que se instalou não se pode mudar” “Rangel desisti... você não vai mudar nada” “rouba, mas faz” “o que podemos fazer ?”. Eu digo que podemos fazer tudo, chegou a hora de se informar, e informa os outros, é hora de falar sobre isso, agora é hora de debater.

Estou cansado de ver candidatos que são radialistas hipócritas, apresentadoras narcisistas de beleza duvidosa de programas locais, jogadores de futebol falidos e de cantores de tecnobrega ditos “bonitinhos”, estou cansado de escória nos representando, vivemos um momento único. Naquele dia vamos decidir os próximos 4 anos da nossa cidade.

Esse é o período onde varias carretas de aterro vão infestar os bairros, comprando voto da população mais necessitada, amigos é a hora de falar de inflamar nossos discursos contra essa merda que acontece na politica de Belém.

Podem ate dizer que “uma andorinha só não faz verão”, mas respondo “já é um começo”, se continuarmos com essa mentalidade de fracassado nunca mudaremos nada, diga NÃO A ESSA MERDA DE POLÍTICA.

Não podemos ser pacíficos, não podemos perder tempo discutindo nas redes sociais por que a merda do técnico da seleção brasileira fez o que fez, não podemos mais perder tempo com discussões bestas de novelas.

Enquanto você bebe e vai pra farra, alguns caras roubam tudo o que você investiu na sua própria cidade através dos impostos. O que era pra ser investido em educação, saúde e saneamento básico é desviado para o bolso de alguns espertalhões hipócritas.

Depois reclamamos da violência na cidade,  o dinheiro que era para ser investido na educação vira jet-ski e lanchas. Essa impunidade que gira entorno dos políticos é revoltante, nós não devíamos ter medo de enfrentar o governo, eles deviam ter medo de nós, afinal de conta nós pagamos o salário deles.

Então amigo, não tenha medo de falar, use aquilo que você tenha de melhor para falar contra essa politicagem suja e corrupta que existe hoje, esses são os dias de mudanças, não amanha, nem depois, é hoje.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Falamansa - Ver pra Crer




Toda essa cobiça não quero mais
Um só copo d'água me satisfaz
Tô ouvindo bem mais meu interior!
Se ela ainda me quer, já não quero mais
Só que no outro dia eu volto atrás
Na verdade, o que eu quero 
É um pouco de paz
Se eles rezam muito
Eu falo demais
Mas é porque eu sei que sou capaz
O que eu peço é justiça e nada mais`
É ver pra crer
Passou a mão e ninguém viu
Pegou o dinheiro do povo e depois sumiu
Tá tudo errado, tá tudo errado
Eu não pedi esmola
Pedi casa pra morar
Dignidade e escola

Água







Nesse ultimo final de semana em um momento laiê, limpando minha casa, lembrei-me de um discurso que a muito tempo não conversava ou ouvia sobre, “A falta de  água  no mundo!”. Lembro que durante minha escola fiz milhões de trabalho sobre a escassez de água no mundo e a possibilidade dela acabar um dia.

Em muitos países a água se tornou um bem valioso, o seu custo é altíssimos, e seu desperdício é visto como crime. Eu atê compreendo que isso seja estranho de falar para pessoas que vivem no maior bacia hidrográfica do mundo, mas isso é real.
Fico indignado ao ver os estudantes, principalmente os de universidade, que se dizem “produtores de ciência”, seres “lógicos” e “revolucionários” preferindo lutar pelo direito de usar maconha do que o direito de beber água, e digo direito de beber água, pois, devemos lembrar que por mais que tenhamos consciência da importância da água, existem pessoas que não tem, e pra mim como estudante e cidadão, nosso trabalho é garantir a que todos tenham essa consciência, porém não só consciência, mas a atitude de preservar.

A preocupação sobre a água é igual a corrupção, todo mundo sabe da que existe mas ninguém faz nada. É triste ver o egoísmo que existe na sociedade brasileira, principalmente a de Belém, porque vivemos rodeados de água e temos a capacidade de não da a mínima pra esse bem tão valioso.
Estendendo um pouco além da minha preocupação com a água em especifico, mas com toda a natureza. Estudo no CCSE Centro de ciências sociais e educação, ou seja, um campus só para formação de professores educadores, e é impressionante a falta de respeito e por parte de muitos para com a natureza e o próximo. Nesse campus não existem muitos lugares de lazer, os lugares mais disputados são as malocas (algumas mesas, com uns banquinhos dos lados) durante todo o dia é possível ver lixo jogado pelas laterais dessas malocas, lixos como: resto de cigarro, copo descartável, resto de comida, pacotes de biscoito e etc. para variar existem varias lixeiras em boas condições, com sacolas plásticas para não deixar cair os lixos, todas próximas da malocas, nessas horas me pergunto “o que custa levar seu lixo para a lixeira?” “ que tipo de educadores estamos formando?”

Para mim não adianta nada você ter um excelente discurso, se não o colocar em prática, de nada vale, a ideia tem que estar vinculada com a atitude, um dos pensadores preferidos de muito pseudo - revolucionário é Karl Marx, muito desses revoltadinhos tentam levar as ideias de Marx adiante, mas ninguém consegue, por que ideia e atitude desses acéfalos estão desvinculadas, pois quando tem atitude não tem ideia, e quando tem ideia não tem atitude, assim, nessa caminhada ficamos parados no tempo.

A universidade esta cheia de crianças que pensam ser adultos, que ligam apenas para o dinheiro que vão ganha quando receberem o certificado, a preocupação com o outro ou com a natureza é inexistente. A falta de comprometimento com o conhecimento, e com aquilo que produzido é enorme, sem contar que muitas pessoas veem a natureza como deus, e nos como bons etnocêntricos que somos não damos a mínima para essas pessoas.

Acredito em um mundo melhor, acredito em uma revolução. Uma revolução que se inicia na consciência, e é refletida nas atitudes, acredito que os pilares fundamentais dessa revolução são: autoconhecimento, amor ao próximo e auto controle.

Naquele final de semana tive uma Crise de consciência, mesmo me preocupando com o meio ambiente, e tomando algumas precauções percebi que tinha um descaso com o meio ambiente em geral e principalmente a água. Não podemos deixar que o descaso continue, nosso trabalho e falar, brigar se necessário mas não podemos deixar a sociedade do jeito que esta, a revolução é pessoal, não podemos deixar para mudar só quando o outro mudar, precisamos dar o primeiro passo em direção de um mundo melhor.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Dama na água



Há muito tempo atrás vi um filme chamado “A Dama na água” um filme dirigido por M. Night Shyamalan, naquele tempo achei o filme muito ruim, mais muito ruim mesmo, algo sem pé nem cabeça, um filme bom para dar um cochilo.

Porém hoje pela manhã ligo o a tv e para minha surpresa estava passando ele. Bem... como hoje não tive aula, resolvi ver o filme para passar o tempo, e para minha surpresa o filme me encantou de uma forma incrível. Lembro-me de escrever um texto sobre momentos únicos, momento esses que só nós podemos entender e viver. Creio que vivi um desses momentos com esse filme.

Sempre fui apaixonado por filmes, eles têm a incrível capacidade de nos arrebatar da frente da tela para uma enorme reflexão sobre nós mesmos e sobre nossas vidas, as vezes necessitamos fugir disso que chamamos de "realidade" para um mundo fictício que só o filme pode proporcionar.

O filme conta a historia de “Cleveland Heep (Paul Giamatti) é um homem triste, que vive solitário. Até que, em uma noite qualquer, acontece algo que muda drasticamente sua vida. Ele encontra em seu prédio uma outra pessoa que tenta se esconder dos demais, uma jovem misteriosa chamada Story (Bryce Dallas Howard), que mora entre as passagens sob a piscina. Surpreso, Cleveland descobre que Story é uma "narf", uma espécie de ninfa das histórias infantis, e que ela é perseguida por criaturas malignas, que desejam impedir que ela retorne ao seu mundo de origem. Além disto Story possui poderes de percepção, que a permite ver qual será o destino dos moradores do prédio de Cleveland. Juntos, Cleveland e os moradores de seu prédio, se unem para encontrar um meio que permita Story a retornar ao seu mundo.” Retirado de adorocinema

Durante todo o filme Cleveland tenta encontrar seu papel para ajudar Story, mas sempre sem sucesso, apenas no final do filme que ele descobre qual a sua real função nesse drama, e para a ironia do destino ele nega seu papel, acho engraçado que isso acontece muito com todos nós, buscamos a vida toda nossos talentos, e as vezes eles estão na nossa cara e não o utilizamos por medo.

Um dos momentos mais bonitos do filme pra mim é uma cena em especial quando Story conversa com o “escolhido” (o diretor do filme) acerca sobre seu futuro, o escolhido era um escritor desconhecido, que a muito tempo não escrevia nada, porém Story havia afirmado que seus escritos iriam trazer uma revolução para a sociedade. Nesse momento o escolhido se questiona sobre como seus escritos podem gerar tal mudança e Story responde “o homem pensa que está só neste mundo. Não está. Todos estão conectados.”.

É interessante essa resposta, pois sempre acreditei que todas nossas ações de alguma forma modificam nossa realidade para melhor ou para pior, mas toda vez que agimos nosso futuro muda, a futuro não é certo, não sabemos o que vai acontecer no amanhã, mas uma coisa é certa aquilo que fazemos hoje vai repercutir no amanhã, e tudo que fazemos não atinge só a nós, mas atinge todo o mundo.

Então querido leitor pense bem, você não é apenas mais um no mundo, você é UM no mundo, único, com habilidades únicas, pois eu tenho certeza que elas são suficientes para mudar a sua vida e a de toda a humanidade, todas suas atitudes modificam a sociedade, não deixe sua vida passar diante seus olhos, a mudança no mundo acontece primeiramente dentro de você.


sábado, 12 de maio de 2012

Vivendo e aprendendo


Vivendo e aprendendo, esse, acredito ser um dos ditados mais falado no mundo. O poder do saber empírico me impressiona muito, mas pra que diabos comecei meu texto assim, pois bem vou contar uma historia.

Minha mãe viajou e vai demorar a voltar, e nesse meio tempo, meu pai parou de fazer comida, e por consequência eu iniciei meu regime. Imagino que algumas pessoas devem estar pensando “nossa um garoto dessa idade que não sabe fazer nada”, já em resposta a essas pessoas, não é que eu não saiba fazer nada, é que eu sou muito ruim na cozinha, sério sou muito ruim mesmo, mas ruim mesmo. Eu sei fazer algumas coisas, mas é o básico do básico.

Por exemplo, meu irmão é muito bom na cozinha. De coisas simples ele faz pratos que nunca vi na vida, até a farofa dele é diferente. E toda vez que eu ia ajudar ele na cozinha, alguma coisa dava errada, a farofa queimava, o bolo solava, a carne tostava enfim tudo que e desgraça acontecia na cozinha comigo lá dentro.
Enfim... Em uma manhã muito especial na qual não tive aula, acordei todo feliz, tomei meu café maravilhosamente bem, mas as horas foram passando e o meio dia chegando, quando dei conta a fome já possuía meu corpo.  Fui para a cozinha ver o que tinha para comer, felizmente havia alguns pratos pronto, só era preciso esquenta, porém, minha psique, para minha felicidade, resolveu me dar uma maravilhosa ideia, dizia ela: “porque não experimentar algo novo, pequeno gafanhoto”, eu como uma pessoa extremamente influenciada, aceitei! e sem lutar.

Pensando no que poderia fazer de diferente com aquela comida, percebi uma coisa muito interessante, como a universidade nos ensina muitas coisas além daquelas ensinadas na sala de aula, nesse caso alimentício, agradeço ao R.U por ensinar tantos pratos diferentes que podemos fazer com picadinho.

O importante em tudo isso é que naquele dia estava inspirado, o sangue gastronômico do meu irmão pulsavam nas minhas veias. Pensei, será que é hoje que minhas habilidades na cozinha iram se revelar? E como o pequeno Ratatouille, aventurei-me nos mais variados temperos, e possibilidades alimentícias, no meu caso coloquei orégano em tudo, “dica do dia: orégano é bom em tudo, simplesmente em tudo!!! OUVIU!!!!”.

No final, sentando de frente para minha obra prima, preste a saborear meu primeiro trabalho original, sem a supervisão do meu mestre, meu irmão. Foi que finalmente alimentei-me daquele manjar, que até agora não sei realmente o que era. O importante e para minha surpresa estava bom. Comi tudo com muito gosto e felicidade.

Após a refeição, satisfeito, refleti sobre o recente acontecimento, pensei: se não tivesse tentado cozinhar algo novo não teria comido aquela deliciosa comida, e também não teria descoberto a possibilidade de não ser tão ruim na cozinha como imaginava, as vezes por medo não arriscamos tentar algo novo, nos acostumamos com a rotina, e deixamos de avançar, paramos no tempo. O medo nos impede de avançar e de descobrir nossas reais habilidades. O mundo esta ai, cheio de possibilidades e aventuras, basta você querer se aventurar nele.

Para concluir esse pequeno texto, digo: As vezes o mundo nos revela grandes surpresas, coisas inesperáveis, digo isso por que aconteceu comigo, pois, além de descobrir um prato novo, descobri também um poderoso laxante.   

sábado, 5 de maio de 2012

Love Me Or Not ♪


Cansado de escuta as mesmas musicas, meu irmão foi embora e ninguém enche a minha paciência para ouvir uma musica marota. Enfim... fui procurar algo novo para ouvir, afinal de contas nada melhor do que ter uma boa playlist, quando se é obrigado a fazer longas viagens de ônibus, para não ficar sendo forçado a ouvir musicas ruins, com a qualidade sonoras piores ainda, no caso de Belém tecnobrega e músicas evangélicas. Sério, acho que alguém tinha que dizer para aqueles cidadãos que o som do celular deles não é legal.

Enfim... em uma brincadeira de ver o primeiro vídeo da sugestão do Youtube encontrei um tal de Dub FX. Ele é um artista de rua, que apenas com sua voz e um monte de pedaleiras, fica sampleando sua voz na hora, bem ali, na praça mesmo.

E incrível os arranjos que esse cara faz, sem contar nas suas letras que fazem o maior sentido, pelo menos pra mim.

Bem... minhas viajem para minha casa estão garantidas por enquanto, vou deixar ai duas musicas dele para vocês


Essa foi a primeira musica que ouvi dele




mas essa é a que eu mais gosto.





Love Me Or Not

You could love me or not
But either way i've got to
Wake up to face another day tomorrow morning
You could love me or not
But either way i've got the sunrise looking in my eyes
And i know i could love you or not
But either way you've got to
Wake up to face another day tomorrow morning

I'm not getting used to my new solitude
I've still got a photo in my wallet of you
I've got to stop my self
From picking up the phone and just calling you
I've got to keep my emotions together and forever
So don't be afraid
I can't erase memories with the actions i seize
And i can not erase your smiles and your eyes
With your hair in the breeze
And the only way for me to move on
Is to write it in a song that life goes on
And i'm kicked off this earth
With no one to hold its getting cold and my chest hurts
You could love me or not
What will the world bring?

You've got to be strong
Your story goes on and on
Even though our page is gone
Cos theirs a world out there
And even though it aint fair
You've got to not be scared cos i swear
I'll always be true to you
Forgetting your smiles and eyes i could never do
Your love is skin deep with me
You could never be replaced
Even though you know my heart is free
Don't be afraid...."

Me Ame Ou Não

Você poderia me amar ou não
Mas de qualquer forma eu tenho que
Acordar para enfrentar mais um dia amanhã
Você poderia me amar ou não
Mas de qualquer forma eu tenho o nascer do sol olhando nos meus olhos
E eu sei que eu poderia te amar ou não
Mas de qualquer forma você tem que
Acordar para enfrentar mais um dia amanhã

Eu não estou me acostumando com a minha nova solidão
Ainda tenho uma foto sua na minha carteira
Eu tenho que parar
De pegar o telefone e só te ligar
Eu tenho que manter minhas emoções juntos e para sempre
Então não tenha medo
Eu não posso apagar as memórias com as ações que escolho
E eu não posso apagar seus sorrisos e seus olhos
Com seu cabelo ao vento
E a única maneira para eu seguir em frente
É a escrever em uma canção que a vida continua
E que eu sou expulso desta terra
Sem ninguém para segurar esta ficando frio e meu peito dói
Você poderia me amar ou não
O que o mundo vai trazer?

Você tem que ser forte
Sua história irá para frente sem parar
Mesmo que nossa página acabe
Por causa deles a um mundo lá fora
E mesmo que isso não seja justo
Você não tem que ter medo porque eu juro
Eu sempre serei sincero com você
Esquecer seu sorriso e seu olhar é uma coisa que nunca conseguirei fazer
Seu amor me contaminou
Você nunca poderia ser substituído
Apesar de tudo você sabe meu coração esta livre
Não tenha medo ...."

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O que falar sobre o amor?


O que falar sobre o amor?

Sobre ele não posso dizer nada, porque ele é inexplicável, tenho pena dos homens que um dia tentaram dizer o que ele é.

Amor não se explica, amor se sente, não olha para a aparência, mas sente com a alma.

Falando nisso coitados daqueles que ama com os olhos, pois esses nunca amaram de verdade, o interesse não faz parte do amor. Tenho certeza que um dia o amor virá para eles, e quando esse dia chegar não sei se suportarão a difícil tarefa que é amar.

O amor humano nunca será perfeito, ele é frágil, delicado, e mesmo assim tudo pode suporta. Ele é ciumento, pois o ciúme faz parte de ser humano, porém, ele também é confiança, e se você um dia amar de verdade a confiança será superior ao ciúme.

Amor é sofrer sem razão, é amar o sofrimento, e como é bom sofrer por alguém que se ama. Você sente raiva de si mesmo por gostar tanto de uma única pessoa, até mesmo quando essa pessoa faz um monte de coisa que você não gosta e a única coisa que vem na mente é “DROGGAAA pq tenho que gostar tanto dessa pessoa”

O amor aprende a aceitar o defeito do outro, e também a não aceitar tudo que o outro faz. Amor que é amor cresce junto, aprende a mudar, aprende a conviver, deixa de fazer coisas só para agradar quem ama. Se você nunca deixou de fazer algo por alguém, sinto em dizer: nunca amou.

O amor quando vem, estraga as nossas melhores músicas e os locais mais belos, pois o amor tem a incrível capacidade de ativa á saudade, e com ela todas as melhores memorias. Essas memorias vêm com os mais complexos e contraditórios sentimentos, que te fazem parar e olhar para o nada, buscando a resposta para tal sentimento. O amor te faz mergulha no mais profundo silencio da alma. Querido leitor mesmo com todas as incertezas que é amar, jamais deixe escapa a pessoa que você ama, pois esse tipo de ferida nunca cicatriza.

O amor é brega pra quem vê, mas é a mais perfeita arte pra quem sente;
Amor é se ajoelhar nos pés de quem se ama no meio de uma multidão;
O amor destrói os fortes, e da coragem aos fracos;
O amor é a força mais forte que existe dentro do homem, e a única força que pode mudar o mundo.
Mas fique atento o amor surge dos lugares mais inesperados, das atitudes mais impensáveis, de um simples abraço que pode curar todos os males.
O amor não se explica por que ele não tem logica;
Não tem o que se dizer, apenas tem que se viver.
Por isso de tudo que falei aqui nada disso é o amor, pois só se pode entende o amor aquele que deu tudo que tinha pela pessoa que ama.




-------------------------------------------------------------------------------

"O amor não é de palavrinhas ridículas.
O amor é de grandes atitudes.
O amor é sobre aviões levando faixas sobre estádios.
Propostas em telões. Palavras gigantes escritas no céu.
O amor é ir mais além, mesmo que doa, deixando tudo para trás.
Amor é encontrar uma coragem dentro de si mesmo que você nem sabia que tinha."
(ABC do amor)

-------------------------------------------------------------------------------

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Soneto 11- Luiz Vaz de Camões


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Orgulho!

O orgulho as vezes nos cega. A posição social que nós temos inflama nosso ego, e não vemos mais nada além daquilo que queremos. Quando temos o poder nas mãos, não queremos perde-lo de jeito nenhum.

O grande problema é quando alguma coisa ameaça esse poder, entramos em crise, e tentamos protege-lo de todas as formas, usando até mesmo da violência para protegê-lo. 

O orgulho assim com a raiva são emoções, emoções ruins que não deixam ver a realidade que às vezes é tão óbvia. “O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios.” Santo Agostinho

Em uma discursão (logico, para mim discursão não é briga, é troca de ideias) devemos em conjunto buscar um consenso, onde todos devem dar argumentos validos para embasar suas afirmações, como dizia Charles Chaplin “Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas”.

Acredito que ninguém está acima de ninguém, todos são iguais, a única coisa que diferencia uma pessoa da outra são suas funções na sociedade, mas até mesmo essas funções são de igual importância. Lembrando que para qualquer organização dar certo todos devem ser tratados de forma igual, e tendo o direito de falar seu ponto de vista acerca das coisas. Já escrevi sobre isso no texto profissões.

“Onde não há igualdade, a amizade não perdura.” Platão. A igualdade deveria ser uma necessidade do ser humano, porém para isso acontecer devemos deixar o orgulho de lado, e tentar entender o outro e respeita-lo. “A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.” Paulo Freire.

Ninguém deveria se achar superior ou dono de outra pessoa, pois ninguém é. Devemos lutar contra toda e qualquer forma de desigualdade, não podemos nos calar perante o erro  "Para que o mal triunfe, é apenas necessário que os bons não façam nada." Edmund Burke

Devemos nos corrigir sempre. Ninguém é perfeito, estamos em constante aprendizado, “Não há vida sem correção, sem retificação”. Paulo Freire

“Mudar é difícil mas é possível” Paulo Freire


Para finalizar deixo dois pensamentos pra a reflexão.

“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.”
Paulo Freire

“Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.”
Carl Jung 

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mahatma Gandhi




"O amor é a força mais sutil do mundo."


Mahatma Gandhi

Michael Jackson Man In The Mirror





"No message could have been any clearer
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make the change"

"Nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Olhe para si mesmo e faça a mudança"





quarta-feira, 21 de março de 2012

Quem sou eu?

A ciência por muito tempo tem provocado uma grande ferida na alma do ser humano. Uma ferida que está mostrando seus resultados constantemente, em uma sociedade violenta, sem valores, sem respeito e dignidade, posso até parecer pessimista, mas depois de algumas reflexões pude perceber que no homem nada se salva, tudo esta podre, tudo é decadente.

O que era uma coisa boa no mundo, transformou-se em pura relação de troca, a relação com Deus hoje não passa de um contrato, onde Deus é obrigado a atender aos pedidos dos homens por causa de sua boa conduta. Deus está preso, e a relação entre o homem e Deus e feita por intermédio carcereiro mais conhecido por “Líder religioso”.

Vivemos em um mundo dominado por seres humanos exatamente iguais na sua essência, mas por pequenas diferenças como a pele, os olhos, o cabelo e o gênero é o suficiente para a separação e o surgimento de grupos superiores e inferiores.

O etnocentrismo da ciência se impôs a forma que as religiões viam o mundo, porém, a mesma ciência, não dá, por sua própria natureza, conta de responder todas as questões, que antes eram entendidas pelo ser religioso, e agora o homem se vê perdido em um mundo onde ninguém sabe o motivo de sua existência. Assim a única saída é correr atrás de um futuro utópico, onde o acumulo de riquezas é a única forma de alcançar a felicidade, tornando o outro apenas um obstáculo a ser ultrapassado.   

Quem sou eu? O que realmente eu quero? Acredito que nos últimos anos essas perguntas não tem sido feita por muitas pessoas, pelo contrario, as pessoas se acostumaram a receber respostas prontas, por alguns escritores famosos da internet, porém, existe uma certeza, que logo o vazio vai se instalar nos corações dessas pessoas que não tem o conhecimento de si mesma, e o estrago vai ser cada vez maior.

Assim chego a conclusão de que a única forma de nos tornamos pessoas melhores é entender o que realmente somos? Sem interferências religiosas, ou idealizações que queremos ser, mas apenas quem realmente somos?
Só conhecendo as nossas falhas, podemos corrigi-las, porém,  não devemos fazer o BEM com medo de uma intervenção divina, mas devemos fazer o BEM porque é o certo a fazer!

E o que o bem? No geral o certo e o errado variam de sociedade para sociedade, porém existe um bem supremo que é a preservação da natureza, não esquecendo que o homem é também natureza.
Devemos lutar contra toda violência independente de quem sofra, devemos lutar contra a violência a mulher, homem, animal, meio ambiente, negro, branco e toda e qual quer forma de vida. Devemos respeitar a diferença, étnica, cultural, gênero e religiosa.

Interessante é que de todos esses conflitos, o mais camuflado é a intolerância religiosa, prova disso foi o tabu imposto à religião como um assunto que não se discute, porém, depois de todo esse tempo, sem um dialogo entre as religiões, provocou e tem provocado milhares de mortes, respeitar a diferença religiosa não é acreditar no que o outro acredita, mas é simplesmente entender que o outro vê o mundo de outra forma.

E é aqui que entra a ciência da religião, fazendo parte dessa nova forma de fazer ciência, entendendo que ciência é só mais uma forma de ver a realidade, e que os outros conhecimentos como o saber empírico, o religioso e o artístico são tão importantes e validos como a ciência.  Ser cientista da religião é tentar abraçar todas as formas de diversidades, sem uma imposição da verdade cientifica, mas tentando entender todas as formas de se ver o mundo.

A ciência da religião busca um entender para respeitar. E respeitar a diferença do outro é o único caminho para a paz.

E respeito é algo que esta faltando no mundo   

      

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CRÍTICAS VÁLIDAS


Nos últimos dias Pe lanza levou uma pedrada durante o show em Rio das Ostras. Sim? E dai vou falar de restart no meu blog não pode?



Bem... eu não gosto de restart, nunca gostei e duvido muito se um dia vou gostar, mas enfim, acredito que devemos ter nossas opiniões e defendê-las, porém atitudes como aquelas ultrapassam a linha da racionalidade, pulando direto no extremismo e intolerância.

Será que o gosto musical vale mais que a integridade física? No caso do restart, mesmo que motivo pelo que o pessoa/animal jogou a pedra não tivesse haver com gosto musical, não existe motivo que leva uma pessoa a ferir a outra.

São fatos como esse que me fazem perguntar, o quanto vale a vida?

Será que a gente não consegue viver com ideias diferentes, será que só pelo fato do outro ter uma religião, cor, orientação sexual, gosto musical ou estilo diferente ele é um ser inferior? que egoísmo é esse!

Acredito que podemos sim fazer criticar os gostos, comportamentos e enfim a tudo. Também acredito que politica, religião e futebol podem ser discutidos, porém, para isso acontecer precisamos ter argumentos validos, não simplesmente ser levados pelo emocional, por que quando isso acontece, as pedras chegam até a voar.
As coisas que mais me irritam são atitudes irracionais, são pessoas que fazem coisas sem o mínimo de reflexão ou lógica.

Atitudes como essa (Pedra na cabeça do Pe lanza) mostram a maturidade do povo brasileiro, isso só foi um fato isolado, porém não duvido que existam  outras pessoas com esse mesmo desejo, prova disso foi o Rock in Rio, durante alguns show, latinhas foram jogadas em artistas que não são considerados rock , se uma latinha daquela pega em alguém pode machucar.

O pior de tudo isso é ver nas redes sociais, “pessoas” brincando com o ocorrido.

Então se você quer criticar alguém, ótimo, maravilha, tudo bem, mas, por favor tenha algum argumento válido, não seja simplesmente levado pelas suas emoções, para mim o conhecimento só avança com conflito de ideias opostas, e para você poder defender sua ideia, precisa necessariamente ter argumentos válidos.

Dia do Basta - Contra Corrupção e a Favor da Educação


Acompanhe nas redes sociais:

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Os cristãos encubados - Raphael Marinho - Palavra do leitor


Não sei muito de religião. O que conheço apenas resume-se as que estudei até chegar à minha, e nesse longo percurso que começou no final da infância e teve um aparente fim no início da fase adulta - digo aparente não por não ter convicções, mas por acreditar que até mesmo o acreditar em algo é um processo contínuo de aprendizado e conhecimento- muita coisa conheci e vi vários tipos de crenças e pessoas.

Durante esses anos, conheci vários católicos, evangélicos de diversas denominações, budistas, pessoas das religiões Afro, das religiões ligadas à ayahuasca, todos os tipos de espiritas e até o povo dos ovinis, bom, de fato, eu conheci muita gente, o que me ajudou a construir minha forma de crença.

Mas o que aqui eu não quero, não é perturbar ninguém com o que acredito, quero apenas falar de um movimento que cresce dia após dia, e está ganhando mais adeptos em todas as partes do mundo e em todas as camadas sociais, são eles: os cristãos encubados. Sim parecem dois conceitos que não cabem juntos, e de fato não cabem, mas existem milhares de pessoas no mundo que são assim.

Nesses anos que venho conhecendo religiões, me deparei com alguns exemplares dessa corrente religiosa, no entanto não tinha noção da dimensão de adeptos do cristianismo encubado. Apesar de ser um grupo bem heterogêneo, nesses anos consigo delimitar um certo perfil:

1.     Normalmente estão nas acadêmias espalhados pelas mais diversas áreas do conhecimento;
2.     Eles se dizem ateus e acham isso muito legal, mas normalmente falam como espiritas;
3.     Suas principais formas de manifestação são nas redes socias na internet:

·         Colocam imagens preconceituosas, principalmente as contra Jesus.
·         São os maiores replicador dos jargões, super legais e nada preconceituosos, da Cleycianne.
·  Parecem fazer questão de procurar referências bíblicas que vão contra os paradigmas contemporâneos. Tipo: Sexo? Só depois do casamento; Pecados e coisas do género. O propósito é mostrar a burrice dos cristãos e ficarem indignados com o atraso mental do povo que vai pra igreja.

      4.   As palavras padre, pastor, bispo e quaisquer outras que estejam ligadas à uma ordem eclesiástica sempre estarão seguidas de BABACA, PICARETA e Coisas do gênero.
      5.   Toda referência cristã, que não sejam as emitidas por eles, é alvo das mais duras criticas, afinal um “graças à deus” é uma referência a completa necessidade de um Deus e à impotência humana.
     6.   Em manifestações de liberação da maconha, casamento gay, aborto e as que vão contra o PAPA, eles são os primeiros e ainda levam faixas e pintam a cara.
      7.  Musicas que façam referências às religiões afro são O MÁXIMO.

Existem alguns outros aspectos que, pelo até agora identificado, variam muito de acordo contexto social, político e económico desses fanáticos religiosos. SIM , fanático. Não tenho nada contra as manifestações religiosas, pelo contrário, acho todas muito interessantes, algumas são bem bonitas, mas esses novos formatos de cristãos, os encubados, estão começando a me irritar.

São fanáticos, pois incluem nas suas doutrinas algumas das características mais inconvenientes das várias denominações cristãs.  Eles são barulhentos, falta pouquíssimo pra sair de porta em porta levando a palavra do não cristianismo, já distribuem as “literaturas” só que na internet, são donos da verdade incontestável do universo e a “ciência” é sua principal arma de evangelização.


Bom, ser cristão de fato não é uma coisa fácil, acreditar em Deus, algo superior que vai além de tudo que nossa mente humana possa alcançar é muito difícil. Até entendo, nossos irmãos cristãos encubados, eles não tem culpa de acreditar em Deus, tanto quanto eu, e não conseguirem expressar isso como eu faço.

Talvez seja por isso que eles ficam tão indignados quando alguém consegue declarar em público a não tão simples tarefa de ser cristão. Então você, que ao ler esse texto identificou-se, pode até dizer que não se identifica, que eu vou entender, apenas peço-lhe um pequeno favor: Da pra ser um pouco menos preconceituoso, algumas dessas coisinhas que você coloca no seu Facebook com tanta enfase começa a me incomodar,Ok?

No mais, pode ir seguindo sua vida.
Obrigado e que Deus lhe abençoe,
Raphael Marinho do blog Exercício da cafonice

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aos estudantes de universidade


É incrível sua capacidade de achar que ainda vive na ditadura de 64, pintando o rosto para qual quer coisa que aparece na frente, e o mais legal de ver é que a maioria dos estudantes dos dce’s da vida, que “acham” que estão lutando pelos direitos dos estudantes, porém estes nunca têm tempo para estar em sala de aula (onde deveriam estar de verdade), acho que com toda essa “luta” não da tempo pra eles estudarem neh? Afinal de contas a gente tem que ver o que é prioridade! =D

Sem contar que existe um estereótipo de universitário, sim meu amigo ainda existe isso. Nós precisamos ir para festa e fumar maconha nos corredores da universidade, por que se não, não somos “descolados”. E coitado de quem falar mal de maconha, esse ai é um conservador, se tiver uma religião é pior, é um conservador religioso intolerante. Ideias diferentes não prevalecem na universidade.

Também temos que ouvir reggae, pois essa é a musica da paz e do amor, passa boas vibrações.  Porém para a maioria dos estudantes universitários que ouvem, não precisamos ler, e muito menos entender as letras (diga se de passagem mesmo não gostando, tem muitas musicas com letras excelentes) por que para muitos que se dizem reggeiros isso é o de menos, o bom mesmo e dançar agarradinho, com a barriga só cachaça  \o/ e o conhecimento? Que venha por osmose pelo universo.

Para ser um estudante universitário digno você tem que ir para o vadião, dançar, beber, fumar e pegar a maior numero de pessoas, por que o vadião é o lugar de sociabilização/prostituição dos estudantes, tem que curti um forrózinho maroto, encher a cara de cachaça.

No padrão de estudante universitário, não precisamos estar em sala de aula todos os dias, nós  só precisamos garantir nossas notas no final do ano, afinal de conta aquilo que a gente estuda, não tem a menor importância mesmo.

Com tudo isso, pude perceber que a maioria dos jovens na universidade, não estão maduros o suficiente, para estar lá, porque sinceramente, para mim isso tudo é infantilidade. A universidade nos proporciona uma liberdade que não tínhamos no ensino médio, o problema que muitos que entram na universidade não estão maduros o suficiente para enfrentar essa liberdade.

Aos meus amigos universitários, vocês não se tornam maduros, só porque podem ir para festas de noite, beber, dirigir um carro e faz sexo com todo mundo que aparece pela frente. Não, isso não te faz uma pessoa madura, muito pelo contrario te faz um idiota retardado, que pensa que a vida é ter dinheiro e status. Maturidade não se mede pelo tamanho de sua liberdade, mas pelo que você faz com ela.

Não sou contra festas, bebidas e farras, apenas acho que não podemos perder toda nossa juventude com coisas que não fazem sentido, existem coisas mais importantes que merecem nossa atenção.

Sou jovem e tento aproveitar minha juventude o máximo possível, porém, amo de verdade a minha vida, e a ela dou valor, tenho princípios e valores, e vivo eles, não apenas tento mostrar para os outros postando nas rede sociais.

Então novos universitários, calouros, por favor, mais por favor mesmo, não seja mais um idiota  universitário.