Alguns recentes fatos (nota: nunca usem o g1 como referencia, só pra mostra que aconteceu mesmo, não precisa ler por que matéria extremamente tendenciosa e manipulada, mas enfim...)
Desconsiderando o que esta escrito nas matérias, mas apenas observando o “fato”, me encho de orgulho dizendo “éééé... o brasil precisa do ensino religioso”.
Nos últimos dias entrei em contato com essas mateiras, ironicamente na mesma semana alguns amigos meus me fizeram a seguinte pergunta “mas Rangel afinal de contas pra que serve Ciências da religião?”, pude felizmente ou não usar esses exemplos para explica como o povo brasileiro ainda é muito imaturo, dizer que não existe preconceito religioso no Brasil é o mesmo que falar que não existe racismo com negros.
Acho que o grande mal do brasileiro é que ele não dá importância para coisas que realmente importa, uma prova disso nas varias que tem é a famosa frase “politica, futebol e religião não se discuti”. Bem, acredito que toda a ação é premeditada por uma ideia seja qual for a atitude, mesmo sendo a mais pequena alguma ideia esta por de traz daquela ação, enfim tal ideia de que política, ou seja, por isso que hoje existe politica corrupta que sempre se reelege, mortes absurdas nos campos de futebol/batalha e por fim um pais que vive em uma guerra religiosa.
São milhões de casos de intolerância religiosa. atualmente vários terreiros de religiões de matrizes africanas são atacadas por grupos extremistas evangélicos, ataques esses que destroem imagens e todo o material litúrgico das casas afros. Sempre tento me colocar no lugar do outro para tentar me aproximar da sensação dele, mesmo sendo impossível sentir por completo, mas nesse caso como sou evangélico, imagino tudo aquilo que considero sagrado destruído, como por exemplo, alguém rasgando a bíblia, para mim isso seria horrível e doloroso. Fazendo essa comparação percebo que tais atitudes dos evangélicos é um extremo absurdo. Acredito que as pessoas precisam colocar-se no lugar uma das outras para tentar entender o que o outro sente, acho que essa é a atitude mais humana que se pode ter.

Devemos aprender a respeita a visão de mundo do outro, e para isso acontecer devemos aprender o que o outro acredita, entretanto respeitar a diferença religiosa não é acreditar no que o outro acredita, mas é simplesmente entender que o outro vê o mundo de outra forma.
Acredito que quaisquer formas de generalização vão ocorrer problemas, todo pastor é ladrão, todo padre é pedófilo e pai ou mãe de santo é adorador do diabo. Um dia em sala de aula uma professora, na qual tenho muito respeito e admiração, disse “doido tem em toda religião”, é logico que poderemos ver, e vemos, em todo seguimento religioso loucuras e grandes barbaridades, porém nunca devemos ver tais atitudes como regras gerais.
Para a Brasil dar mais um passo a frente, devemos deixar de lado algumas coisa que são vistas como importantes, para dar valor ao real problema da sociedade, acho que saber quem vai ganhar o bbb, se lyoto vai ganhar a luta, se a sua escola de samba ganhou, se seu time é campeão, se a xuxa pintou o cabelo ou se o Neymar esta se sentindo bem não são coisas de grande importância, pode ate legal saber, mas isso nunca poderá substituir o que realmente importa, a paz e o bem estar da sociedade em geral.